Texto: Divulgação
No próximo dia 13 de setembro, acontece em Cachoeira (BA) a Caravana do Recôncavo rumo à Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver. O encontro, que será realizado das 9h às 16h, na Casa do Samba de Dona Dalva, tem como objetivo mobilizar mulheres negras da região para a participação no ato nacional, marcado para 25 de novembro, em Brasília (DF).
A programação inclui acolhimento, dinâmica de abertura, exibição de vídeo sobre a Marcha de 2015 e uma roda de conversa com o tema “Reparação e Bem Viver: Desafios e Possibilidades”. No turno da tarde, serão formados grupos de trabalho para discutir estratégias de comunicação, cadastramento da delegação e formas de arrecadação de recursos que garantam a presença do território na Marcha.
“As mulheres negras do Recôncavo já estão em Marcha e nossa caravana será um momento importante de diálogo e articulação para garantir a nossa participação efetiva nesse movimento e a nossa presença em Brasília no dia 25 de novembro”, afirma Iasmin Gonçalves, historiadora e ativista do Odara – Instituto da Mulher Negra.
Em 2015, a participação das mulheres negras do Recôncavo foi decisiva na primeira edição da Marcha contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver. Dez anos depois, a expectativa é reafirmar essa força coletiva e dar continuidade à luta por uma sociedade livre do racismo, do machismo, da LGBTQIAPN+fobia e de todas as formas de opressão.
Serviço
O quê: Caravana do Recôncavo rumo à Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver
Quando: Sábado, 13 de setembro de 2025, das 9h às 16h
Onde: Casa do Samba de Roda de Dona Dalva, Praça da Aclamação, nº 14, Cachoeira (BA)