Museu Afro Brasil abre inscrições para formação gratuita em educação antirracista

Os selecionados poderão se apresentar ao final da formação
Imagem: Alice Jardim

Texto: Divulgação

O Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, localizado em São Paulo, está com inscrições abertas para uma formação gratuita direcionada a arte-educadores que tenham enfoque em práticas antirracistas na infância. Serão selecionados três profissionais para atuar no trabalho com crianças de 4 a 7 anos, com encontros presenciais de agosto a dezembro. Além disso, ao final da formação, será disponibilizado um valor de R$ 1.500,00 e um certificado de participação.

Dentre as três pessoas selecionadas, haverá pelo menos uma mulher (cis ou trans), uma pessoa surda e uma pessoa LGBTQIAP+. A formação integra dois programas do Museu Afro. O primeiro deles é “Encantamentos e Negritudes: Por uma Infância sem Racismo”, que tem como objetivo promover atividades educativas e culturais para o público infantil. Já o programa “Singular Plural” busca qualificar as mediações do museu.

Os selecionados vão participar de trocas e laboratórios com o Núcleo de Educação do museu, elaborando roteiros e contações inspirados nas obras e reflexões da Exposição de Longa Duração do Museu Afro Brasil. O curso será ministrado de agosto a dezembro e terá um total de 8 horas, com dois encontros presenciais. O primeiro encontro será no dia 19 de agosto, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Já o segundo encontro presencial acontecerá no dia 23 de setembro, no mesmo horário.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de julho, através deste formulário. Para mais informações, basta acessar o edital. Os selecionados serão divulgados no dia 1º de agosto. Ao final da formação, cada participante vai apresentar uma contação de histórias voltada ao público infantil (4 a 7 anos) em atividades integradas aos programas Encantamentos e Singular Plural, que serão realizadas no auditório do museu.

Compartilhar:

plugins premium WordPress