Por Catiane Pereira*
O cantor de pagode Oh Polêmico denunciou ter sido vítima de racismo em um salão de beleza localizado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (BA), enquanto acompanhava a namorada, a influenciadora digital Giuliana Rizzuto.
De acordo com o relato do artista, o caso aconteceu no último dia 6 de janeiro, quando uma cliente do estabelecimento teria proferido comentários racistas direcionados a ele enquanto a namorada aguardava atendimento. Entre as frases mencionadas estão declarações como “não gosto de homem preto” e “tenho nojo de homem preto”. Segundo Oh Polêmico, a mulher ainda teria afirmado explicitamente que era racista.
O cantor afirmou que a situação causou indignação entre funcionárias do salão e também entre pessoas que presenciaram o episódio. A namorada do artista chegou a discutir com a mulher, enquanto ele optou por não reagir diretamente para evitar que a situação se agravasse.
Em nota enviada ao G1, a Polícia Civil da Bahia informou que o caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin). Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a identificação da suspeita ou eventuais medidas adotadas.
O crime de racismo é tipificado pela legislação brasileira e considerado inafiançável e imprescritível, conforme a Constituição Federal.
*Com informações de G1 BA


