Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Palestra de Denise Ferreira na USP debate descolonização do pensamento

Imagem: Divulgação

Texto: Divulgação

A palestra “Reivindicações ancestrais: sobre liberdade, democracia, convívio e implicação”, ministrada pela filósofa e artista brasileira Denise Ferreira, ocorrerá nesta quinta-feira (23), na Universidade de São Paulo (USP), às 19h. O evento, organizado pelo Centro Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America (Mecila), tem o objetivo de discutir raça e colonialismo.  

Aberta ao público, a palestra será realizada presencialmente na sala 8 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais da universidade e, também, contará com transmissão ao vivo através do YouTube. 

Por meio de reflexões a respeito dos conceitos de liberdade, convívio e democracia, Denise analisará os princípios que orientam o pensamento dos seres humanos e como os pensamentos agem no que diz respeito ao problema que se propõem resolver. Para isso, a filósofa argumenta sobre os processos que envolvem a descolonização (desocupação de terras e reparação trabalhistas), e a necessidade de uma reorientação filosófica radical para que isso ocorra.

Para ajudar ao público participante no processo de transformação filosófica, nesta palestra, a pensadora abordará uma mudança nas estruturas do pensamento e fará uma explicação de como seria uma existência após a ruptura com os fundamentos da filosofia ocidental.

Denise Ferreira da Silva atua como professora no Departamento de Estudos de Performance da Universidade de Nova York e é autora de diversas obras, ao exemplo de A Dívida Impagável, além dos filmes Serpent Rain (2016) e 4Waters-Deep Implicancy (2018), em colaboração com Arjuna Neuman.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress