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Plataforma inédita mapeia impacto do racismo em adolescentes negros dentro e fora da escola

 Mapa de Dados reúne informações dos Anos Finais do Ensino Fundamental com recorte racial, articulando dados de violência, desempenho escolar e contexto social 
Imagem: Agência Brasil

Texto: Divulgação 

O Instituto DACOR lançou no início deste mês uma plataforma inédita que busca unir tecnologia social e digital para evidenciar informações oficiais e auxiliar no combate às desigualdades raciais na Educação. Gestores educacionais, professores, pesquisadores e público em geral podem acessar a plataforma para entender como é possível identificar os efeitos e as características do racismo nos Anos Finais do Ensino Fundamental e na vida fora da escola dos adolescentes negros nas diferentes regiões do país 

De acordo com o Censo Escolar 2024, 56,9% dos estudantes dos Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) são negros, matriculados em escolas públicas. 

Em uma análise interativa de desempenho educacional possibilitada pelo Mapa de Dados, as informações do SAEB (2021) mostram que o percentual de estudantes no nível adequado em Matemática era de 43,8% para brancos, somente 21,7% para pretos e 27,2% para pardos. Em Português, níveis semelhantes de disparidade são constatados. Isso indica, de acordo com o estudo, a necessidade de políticas educacionais focalizadas que abordem as barreiras específicas enfrentadas por estudantes negros. 

Segundo Helton Souto, presidente do Instituto DACOR, “nos últimos 5 anos, houve, sem dúvida, um avanço em relação ao acesso quanto às evidências sobre o racismo. No entanto, entendemos que ainda é preciso ampliar a nossa capacidade de análise dos dados e de seu uso para as devidas tomadas de decisão”.

Para gerar informações mais robustas e que permitam decisões também consistentes, o Mapa de Dados propõe: uma Cartografia Social Dinâmica, mapeamento que vai além dos números, revelando histórias e contextos; uma Abordagem Interseccional, para a compreensão das múltiplas opressões que afetam jovens negros; uso de Dados como Narrativa, ou seja, a transformação de estatísticas em histórias que mobilizam ação. Trata-se de uma ferramenta interativa para amparar o desenvolvimento de políticas afirmativas onde são mais urgentes.  

Criado em 2020, o Instituto DACOR é uma organização não-governamental que se propõe a ser um propulsor de ações para combater o racismo no país. 

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