Texto: Divulgação
A Plataforma Nacional de Artes Negras reúne artistas e pesquisadores de diversas partes do Brasil, América Latina e África, em Salvador de 13 a 18 de agosto. Idealizado pelo artista Brunno de Jesus, o evento é gratuito e se propõe a fortalecer as identidades culturais de matrizes africanas e incentivar a compreensão de suas inserções na cadeia produtiva de arte negra no Brasil. As atividades ocorrerão em espaços públicos, como teatros, praças e terreiros de Candomblé.
No dia 13 de agosto, Brunno de Jesus se apresentará ao lado do grupo Família Tríplice, com o objetivo de destacar a diversidade da música negra contemporânea. O show promete trazer um repertório que combina produções autorais de Brunno com releituras de clássicos da música negra e canções inéditas. Com 14 anos de trajetória, a Família Tríplice atua com a fusão de rap, pagodão, música afro e reggae.
Um dos destaques internacionais do evento é o artista cabo-verdiano Djam Neguin, que se apresentará no dia 16 de agosto no Coro do Teatro Castro Alves. Djam é conhecido por mesclar sonoridades africanas urbanas, como afrobeat e amapiano, com a música tradicional de Cabo Verde. Ele promete apresentar um set vibrante com músicas autorais do seu E.P “Autofagias” e outras inéditas.
A programação do evento é ampla e inclui espetáculos e performances de artistas de sete estados brasileiros, além de oficinas e apresentações em espaços culturais e públicos. A presença de Carolina Mosquera, fundadora do Festival de Sabiduria Afrocolombiana e do Afrofestival Colômbia, também é esperada, trazendo uma perspectiva internacional ao evento. Diversas outras atividades, como a oficina de passinho com Iguinho Imperador do Rio de Janeiro e a performance de Anderson Feliciano de Minas Gerais, complementam a programação.O evento é apoiado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, e foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia. A programação completa pode ser acompanhada no Instagram da Óyo Núcleo de Artes, responsável pela organização.