Prêmio Nacional de Afroliteratura Infantojuvenil “Erê Dendê” está com inscrições abertas

A iniciativa visa  promover, valorizar e preservar as tradições, conhecimentos e diversidade cultural dos povos e comunidades tradicionais de terreiro e de matriz africana

Texto: Divulgação

O Prêmio Nacional de Afroliteratura Infantojuvenil “Erê Dendê” está com inscrições abertas até o dia 25 de abril.  Dez prêmios, cada um no valor de R$20 mil,  serão concedidos  para obras literárias infanto-juvenis de todo o país, que promovam, valorizem e preservem as tradições, conhecimentos e diversidade cultural dos povos e comunidades tradicionais de terreiro e de matriz africana.

O edital tem como objetivo principal estimular e reconhecer publicamente o talento dos autores. Por meio dessas publicações, crianças e adolescentes negras e negros poderão reconhecer na literatura, sua ancestralidade e sua cultura.

O concurso literário é uma iniciativa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR). Os autores poderão inscrever suas obras através do link

Os prêmios contemplarão obras literárias infantojuvenis e afrocentradas, publicadas no Brasil, de qualquer gênero ou categoria, em primeira edição, em formato impresso ou digital, entre os anos de 2022 e 2024, em língua portuguesa, que possuam número de ISBN e ficha catalográfica. 

Na categoria Júri Oficial, uma comissão julgadora especialmente designada para a premiação irá selecionar, entre as inscritas, nove obras contempladas. Já na categoria Júri Popular, o público em geral poderá eleger o décimo premiado, através do voto on-line.

O Erê Dendê integra o Projeto “Encruza: fortalecimento e valorização das comunidades quilombolas, povos de terreiro e ciganos” como iniciativa de ampliação das Políticas Afirmativas desempenhadas pelo Ministério da Igualdade Racial, através da Diretoria de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e de Terreiros (DPTMAT) da Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos (SQPT). 

Para mais informações, os candidatos deverão acessar o edital do concurso, disponível no link.

Compartilhar

plugins premium WordPress