Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicação do Instituto Rainhas do Mar reúne vivências e memórias do Rio Subaé, em Santo Amaro (BA)

Obra coletiva apresenta textos de pesquisadores negros do Recôncavo Baiano, com foco em memória, território e justiça socioambiental
Imagem: Divulgação

Por Jamile Novaes

O Instituto Rainhas do Mar se prepara para realizar o lançamento do livro “Rio Subaé: corpos-memória e territórios”. A publicação reúne, de forma inédita, textos de pesquisadores e pesquisadoras negras do Recôncavo Baiano, cujas trajetórias e vivências se entrelaçam ao território, às águas e às memórias do Rio Subaé. O evento acontece no próximo dia 12 de julho, às 9h30, no IFBA – Campus Santo Amaro, com entrada gratuita e aberta ao público.

Para Joelma Ferreira, diretora-presidente do Instituto e organizadora da publicação, “a obra coletiva nasce do compromisso em dar visibilidade a saberes, lutas e sonhos das comunidades que, há séculos, constroem a história viva desta região”. 

Com 55 km de extensão, o Rio Subaé nasce em Feira de Santana e deságua na Baía de Todos os Santos. Em Santo Amaro, seu principal afluente, o Serjimirim, atravessa a cidade e compõe parte significativa da paisagem urbana. Devido às atividades industriais desenvolvidas na região, grande parte do curso do Subaé possui águas contaminadas por metais pesados.

No início de maio deste ano, em decorrência  das fortes chuvas que atingiram o município, o rio transbordou, atingindo 300 famílias e deixando 80 delas desabrigadas. Joelma ressalta que o episódio intensifica os impactos socioambientais sobre populações já vulnerabilizadas e expõe as “contradições históricas na relação entre o território e o poder público”. Ela destaca ainda a importância da publicação coletiva diante de tal cenário. “O livro se torna, assim, não apenas uma contribuição acadêmica, mas um instrumento político e cultural fundamental para refletirmos sobre o presente e o futuro do Rio Subaé e das vidas que ele sustenta”, explica. 

O Instituto Rainhas do Mar é uma organização de base comunitária, aquilombada no território pesqueiro e quilombola Acupe, no Recôncavo Baiano. A organização nasce com a missão de contribuir com o desenvolvimento da autonomia, justiça social e garantia de direitos de povos quilombolas e comunidades pesqueiras, articulando as dimensões de meio ambiente, educação e economia, reconhecendo os saberes comunitários e científicos. 

SERVIÇO

O que: Lançamento do livro “Rio Subaé: corpos-memória e territórios”

Quando: 12 de julho, às 9h30

Onde: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Santo Amaro, 1º Travessa São José, s/n, Bomfim, Santo Amaro/BA

Quanto: Entrada gratuita.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress