Por Catiane Pereira*
O atacante Raphinha, do Barcelona e da Seleção Brasileira, denunciou que o seu filho Gael, de 2 anos, foi vítima de racismo durante visita à Disneyland Paris, na França. Na última sexta-feira (6), o jogador publicou nas redes sociais vídeos em que o menino aparece tentando abraçar um funcionário que vestia um dos personagens do desenho Tico e Teco, mas é ignorado. Outras crianças brancas que estavam no local foram atendidas normalmente.
“Vocês não deveriam tratar pessoas assim, especialmente uma criança. Vocês deveriam fazer crianças felizes, não esnobá-las. Eu entendo a fadiga dos que trabalham com isso, mas por que as crianças brancas foram abraçadas e meu filho não?”, questionou o atleta.
🚨 Gael, filho de Raphinha, foi ignorado por um personagem na Disneylândia em Paris e o jogador soltou o verbo através do seu Instagram:
— Barça News Brasil (@FcbnewsBR) September 5, 2025
pic.twitter.com/hjUMt4g5dS
As imagens foram registradas pela mãe da criança, a influenciadora Natalia Belloli, e repercutiram nas redes sociais. Raphinha chegou a chamar o funcionário fantasiado de “esquilo nojento” e afirmou que cobraria explicações do parque.
Segundo informações da Rádio Itatiaia, a Disneyland Paris lamentou o episódio. A administração do parque disse estar em contato com a família e informou que pretende oferecer um novo encontro entre Gael e personagens escolhidos pela criança.
Esta não é a primeira vez que a família do jogador relata episódios de racismo envolvendo o filho. No início deste ano, Natalia já havia denunciado ataques racistas contra Gael nas redes sociais.
*Com informações de UOL e Rádio Itatiaia