Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Salvador (BA) recebe a III edição da Mostra Performática de Música Criativa Negra – Periferias Afro Experimentais

O evento acontece no bairro de Cajazeiras, a Mostra reúne artistas negros e periféricos de Salvador, São Paulo e outras regiões em uma celebração da música criativa afroindígena-diaspórica
Foto: Dayse Serena

Texto: Divulgação

A Mostra Performática de Música Criativa Negra – Periferias Afro Experimentais chega à sua terceira edição, no bairro de Cajazeiras, em Salvador (BA), entre os dias 24 e 27 de setembro. A Mostra reúne artistas negros e periféricos da capital baiana, São Paulo e outras regiões em uma celebração da música criativa afroindígena-diaspórica, entre tambores, ruídos, cantos, silêncios, projeções de videoarte e tecnologias contemporâneas e ancestrais.

Realizada entre o Parque Pedra de Xangô e o Espaço Cultural Boca de Brasa, a Mostra tem curadoria musical afro-periférica. A programação envolve performances ao vivo, instalações audiovisuais, rodas de conversa e oficinas formativas, criando pontes entre tradição e contemporaneidade, tecnologia e oralidade, espírito e matéria.

A programação conta com um laboratório de performance vocal, uma experiência prática de afrofuturismo, criando sons e imagens ao vivo com o computador,  além de uma oficina sobre a História da Música Experimental Afro Baiana. Os ingressos custam R$6. Mais informações e o link de compra estão disponíveis no perfil do Periferias AfroExperimentais.

O evento propõe uma travessia afroindígena-futurista, onde o passado ancestral e o futuro imaginado se entrelaçam no presente da performance e da música. Reunindo cosmologias africanas, experimentações inter-mídia, tecnologia e espiritualidade, o projeto atua como catalisador de inclusão, diversidade e transformação cultural.

A mostra Periferias Afro Experimentais foi contemplada nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado.

Confira a programação

Master Class 1 – Máquina Vocal | Romulo Alexis 

Data: 24/09/2025 – 09h-12h 

  • Laboratório de performance vocal e improvisação em múltiplas linguagens. 

Master Class 2 – Afrofuturismo via Livecoding e Video Synth | Vagné L. 

Data: 24/09/2025 – 14h-17h 

  • Masterclass teórico-prática sobre criação audiovisual em tempo real através de computadores e códigos com referências afrofuturistas. 

Master Class 3 – História da Música Experimental Afrobaiana | EdBrass Brasil 

Data: 25/09/2025 – 9h-12h 

  • Panorama crítico e escuta comentada sobre experiências sonoras negras da Bahia. 

Master Class 4 – Batidas Diaspóricas (Produção Musical de Baixo Custo) | Dr. Drumah (Jorge DubMan) Data: 25/09/2025 – 14h-17h 

  • Formação prática sobre produção musical tendo como foco a música negra e suas vertentes, o artista relata sua experiência como baterista, produtor, seus processos criativos e gestão de carreira. 

Vivência – Caminhos de Escuta na Pedra de Xangô 

Data: 26/09/2025 – 9h-16h 

  • Imersão ao ar livre com escuta sensível, gravação de paisagem sonora e intervenções sonoras com tambores conduzida por Yná Nagô e Letricia Ventin. Análise de sons gravados e roda de conversa no auditório do parque. 

Mostra Performática – Periferias AfroExperimentais III – Música Criativa Negra – Teatro Boca de Brasa Cajazeiras 

Data: 27/09/2025 18h-20h 

  • Atrações: Tambor Satélite, EdBrass Brasil, Romulo Alexis, Vagné L. , Yná Nagô, Peu Costa, Eduardo Shocker, Coletivo JACA(Rilton Jr, George Magno, Marivaldo Gomes, Vagné e EdCarlos Bomfim), Jorge Dubman, Danilo Jahpa, Primeira Capital e Tamara Coral. 

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress