Texto: Divulgação
Neste sábado (13), a partir das 17h, o Espaço Rumo do Vento, em Itapuã, bairro de Salvador (BA), recebe mais uma edição do tradicional Samba da Resistência. Desta vez, o evento traz como convidado especial o cantor e compositor Jonga Lima, conhecido por canções como “A Trama do Samba” e “Samba do Improviso”, que prometem ecoar junto a clássicos consagrados como “Sonho Meu”.
Comandada pelo mestre da cultura popular Seu Régi e pelo músico Pedrão Abib, a roda também contará com as participações de Coutinho, Dudu Reis, Leto Oliveira, Ana Paula Oliveira, Neto Moska e Paulo Avelar.
Jonga Lima
Natural de Salvador, o cantor e compositor Jonga Lima se consolida como uma voz poderosa e engajada da música baiana. Sua trajetória é marcada por parcerias ilustres, como a lendária Elza Soares, que imortalizou sua composição “A Trama do Samba”, coautoria com Helson Hart. Recentemente, Jonga lançou o disco autoral “Samba, Folia e Paz” (2024), trabalho reconhecido pelo Prêmio do Selo Educadora FM.
Jonga é presença constante no Carnaval da Bahia em 2025, desfilou com seu QUASETRIO no Furdunço e na Mudança do Garcia, além de marcar presença em festas tradicionais como a Lavagem do Bonfim, a festa de Iemanjá (2 de Fevereiro) e a Lavagem de Itapuã.
Já são 40 anos de história
Há mais de quatro décadas, a roda de samba mensal conhecida como Samba da Resistência segue reunindo gente de todas as idades em torno do samba tradicional. O evento, que já se tornou uma atração fixa no Espaço Rumo do Vento, em Itapuã, reúne a comunidade local, artistas e músicos num encontro que atravessa gerações.
Idealizada pelo grupo Diversom e conduzida pelo mestre Seu Régi e por Pedrão Abib, a roda sempre traz convidados especiais, com um cuidado especial em valorizar compositores e compositoras da Bahia, fortalecendo as raízes do samba e mantendo viva essa expressão cultural.