Texto: Divulgação
De 21 a 25 de outubro, Salvador (BA) recebe a sétima edição do Animaí – Festival Baiano de Animação e Games. Com entrada gratuita, a programação inclui mostras, oficinas, debates, encontros de mercado e exibições em dois espaços culturais da cidade: o Cine Glauber Rocha e o Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360°. O evento reúne criadores, produtores e pesquisadores das áreas de animação e games, e conta nesta edição com 183 obras de animação e 124 jogos digitais inscritos.
Neste ano, o festival vai homenagear a diretora Rosana Urbes, que possui mais de vinte anos de carreira, incluindo seis anos nos Estúdios Disney. Rosana trabalha com a técnica 2D tradicional. Seu primeiro curta-metragem autoral, “Guida”, tornou-se o maior vencedor da história do Festival Anima Mundi. No festival, exibirá na sessão de encerramento o filme “Safo”, seu trabalho mais recente.
A sétima edição do festival divulgou os finalistas de sua Mostra Competitiva de Games. A seleção destaca produções em categorias como Melhor Jogo Baiano, Melhor Arte, Melhor Game Design e Melhor Jogo Geral.
Entre os concorrentes ao título de Melhor Jogo Baiano estão “AOKAKI”, “Black Sailors”, “Just King”, “Floodlight” e “Um Gato no Cangaço”. Na categoria Melhor Arte, disputam “Shadow Sacrament”, “Sunny Trails” e “Kriophobia”. Já para Melhor Game Design, os finalistas são “Crow Boss”, “Sigils of Nightfall” e “Asleep: Ato 2”.
Na principal categoria, Melhor Jogo, concorrem “BOT.VINNIK Chess Masters Academy”, “Shadow Sacrament”, “Kriophobia” e “Ghostless”, entre outros.