Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ufam vive momento histórico com defesa de tese de doutorado integralmente indígena

A pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social pelo doutorando Jaime Diakara, da etnia Dessana
Imagem: Reprodução Redes Sociais

Por Patrícia Rosa

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) viveu um momento histórico, com a defesa de uma tese de doutorado totalmente indígena. A defesa ocorreu no último dia 10 de dezembro, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

O trabalho foi de autoria de Jaime Diakara, da etnia Dessana, que é escritor e artista plástico, e teve como título “Pamüse: A força do sopro e da saliva entre os dessana wahri dihputiro porã no alto Rio Negro”. A Ufam afirma que é a primeira defesa de doutorado integralmente indígena no Brasil, com candidato, coorientação, banca, texto e arguição compostos por pessoas indígenas.   

Fizeram parte da banca os doutores João Paulo Barreto e João Rivelino Barreto (Tukano), Sílvio Barreto (Bará), Justino Rezende (Tuyuka) e Rosilene Fonseca (Pirataouya).

Segundo o Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena, o projeto retrata a cosmologia do povo Dessana, etnia indígena da região do Alto Rio Negro, no Amazonas. A tese analisa o papel do sopro ritual, realizado pelo kumu, e da saliva feminina como potências transformadoras mobilizadas na produção do caxiri, bebida tradicional dos povos do Rio Negro. 

A pesquisa mostra como o caxiri atua como um veículo de memória, aprendizagem e renovação das relações coletivas, ao mesmo tempo em que discute as transformações contemporâneas em seus modos de produção e uso. A defesa pode ser assistida por meio do link.  

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress