Web série “Liberdade ou Morte: histórias que a história não conta” homenageia Luiz Gama

Texto: Divulgação

Marcando os 194 anos de nascimento de Luiz Gama, o Instituto Tebas de Educação e Cultura lançará a web série “Liberdade ou Morte: histórias que a história não conta” no dia 21 de junho. A programação começa com o cortejo partindo do Largo do Arouche, às 18h, e segue para o auditório do Sindicato dos Jornalistas do estado de São Paulo, onde, às 19h, será exibida a primeira narrativa da linha. A série pretende divulgar informações que relacionam ideias e lugares através da vocação educadora do movimento negro brasileiro, seguindo o pensamento da ativista Nilma Lino Gomes.

A produção, composta por sete episódios com narrativas fotográficas, textuais e audiovisuais, destaca a agência indígena e negra em territórios paulistanos representativos das contradições do projeto de nação brasileiro pós-independência. Apoiada pela Cojira-SP, a série conta com fotografias de João Leoci, crônicas de Abílio Ferreira e audiovisuais dirigidos por Alexandre Kishimoto. 

Financiado por uma emenda parlamentar da vereadora Luana Alves (PSOL) e executado pelo Farol Antirracista, o projeto busca educar sobre a resistência contracolonial e antirracista no Brasil, oferecendo uma visão alternativa às comemorações do bicentenário da independência em 2022.

“Lançamos mão dessa variedade de linguagens – vídeo, música, design, foto, texto – na tentativa de dar conta da maneira como a agenda do movimento antirracista paulistano dialoga com o processo histórico de interpretação do Brasil”, explicou o coordenador do instituto Abílio Ferreira.Todos os episódios da série estarão disponíveis no site do Instituto Tebas ao longo do segundo semestre de 2024. A série também inclui títulos como “Marcha Noturna Pela Democracia Racial”, “Marcha das Mulheres Negras”, “Cerco de Piratininga”, “Marcha da Consciência Negra”, “Chaguinhas, o santo negro da Liberdade” e “Saracura Vai-Vai”.

Compartilhar

Deixe um comentário

plugins premium WordPress