Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

1ª Mostra de Cinema Cultura Alimentar abre inscrições para filmes, em São Caetano (PE)

Produções audiovisuais que tratam sobre temas ligados à alimentação, cultura e relação com a terra podem se inscrever até o dia 31 de outubro. 
Imagem: Davi Batista

Texto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para realizadores participarem da 1ª Mostra Cinema Cultura Alimentar, que pretende fomentar o debate sobre alimentação, cultura e audiovisual em São Caetano, município do Agreste de Pernambuco. Curtas-metragens de até 25 minutos podem se inscrever até a próxima quinta-feira, 31 de outubro, através do site. Os curtas podem ser dos gêneros documental, ficcional, animação, experimental ou qualquer outro. Os resultados serão divulgados na página do Instagram do evento até o dia 14 de novembro.

Os filmes devem abordar diversos aspectos da cultura alimentar, como a agricultura familiar, as práticas e os saberes históricos, culturais, ambientais e territoriais ligados à alimentação de grupos, comunidades ou povos. As sessões vão destacar a preservação dos conhecimentos tradicionais e populares de mestres e mestras do saber-fazer gastronômico, incluindo as culturas de terreiro e as matrizes campesina e indígena. As sessões presenciais contarão com curadoria única realizada especialmente para o contexto do público do local.

Além disso, o Prêmio Mané Pãozeiro reconhecerá os três melhores filmes, que serão selecionados por um júri de profissionais do audiovisual e da cultura alimentar e premiados em dinheiro.

O júri será formado por profissionais da área do Cinema e da Alimentação. Já a curadoria fica por conta das trabalhadoras do audiovisual Cíntia Lima e Juma Pariri e também por Joyce Noelly, Raquel Santana e Leonardo Leitão, que atuam tanto com audiovisual, quanto na área de alimentação. 

Sobre o evento

A 1ª Mostra Cinema Cultura Alimentar se propõe a preservar memórias e reconectar as raízes das pessoas que vivem nos campos e áreas rurais com seus territórios, alinhados com a retomada da prática do cinema ao ar livre como promoção do acesso ao audiovisual e interação e integração do público.

“Esses filmes têm o poder de conectar as pessoas, especialmente aquelas do campo, com práticas e memórias que estão se perdendo rapidamente, devido ao êxodo urbano, ao avanço do agronegócio e à expansão das indústrias de alimentos ultraprocessados”, defende Joyce Noelly, idealizadora do evento.A programação online acontece no site e na cidade de São Caetano. As exibições acontecem na Praça do Rosário, no Centro de Pesquisas Históricas e Cultura Popular e Ponto de Memória reconhecido pelo IBRAM Museu Carlos Cleber; no Sítio Onça e no bairro Cabugá, onde ficava o antigo cinema da cidade. O evento tem incentivo da Lei Paulo Gustavo (Governo do Estado).

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress