Texto: Divulgação
Estão abertas as inscrições para realizadores participarem da 1ª Mostra Cinema Cultura Alimentar, que pretende fomentar o debate sobre alimentação, cultura e audiovisual em São Caetano, município do Agreste de Pernambuco. Curtas-metragens de até 25 minutos podem se inscrever até a próxima quinta-feira, 31 de outubro, através do site. Os curtas podem ser dos gêneros documental, ficcional, animação, experimental ou qualquer outro. Os resultados serão divulgados na página do Instagram do evento até o dia 14 de novembro.
Os filmes devem abordar diversos aspectos da cultura alimentar, como a agricultura familiar, as práticas e os saberes históricos, culturais, ambientais e territoriais ligados à alimentação de grupos, comunidades ou povos. As sessões vão destacar a preservação dos conhecimentos tradicionais e populares de mestres e mestras do saber-fazer gastronômico, incluindo as culturas de terreiro e as matrizes campesina e indígena. As sessões presenciais contarão com curadoria única realizada especialmente para o contexto do público do local.
Além disso, o Prêmio Mané Pãozeiro reconhecerá os três melhores filmes, que serão selecionados por um júri de profissionais do audiovisual e da cultura alimentar e premiados em dinheiro.
O júri será formado por profissionais da área do Cinema e da Alimentação. Já a curadoria fica por conta das trabalhadoras do audiovisual Cíntia Lima e Juma Pariri e também por Joyce Noelly, Raquel Santana e Leonardo Leitão, que atuam tanto com audiovisual, quanto na área de alimentação.
Sobre o evento
A 1ª Mostra Cinema Cultura Alimentar se propõe a preservar memórias e reconectar as raízes das pessoas que vivem nos campos e áreas rurais com seus territórios, alinhados com a retomada da prática do cinema ao ar livre como promoção do acesso ao audiovisual e interação e integração do público.
“Esses filmes têm o poder de conectar as pessoas, especialmente aquelas do campo, com práticas e memórias que estão se perdendo rapidamente, devido ao êxodo urbano, ao avanço do agronegócio e à expansão das indústrias de alimentos ultraprocessados”, defende Joyce Noelly, idealizadora do evento.A programação online acontece no site e na cidade de São Caetano. As exibições acontecem na Praça do Rosário, no Centro de Pesquisas Históricas e Cultura Popular e Ponto de Memória reconhecido pelo IBRAM Museu Carlos Cleber; no Sítio Onça e no bairro Cabugá, onde ficava o antigo cinema da cidade. O evento tem incentivo da Lei Paulo Gustavo (Governo do Estado).