Por Lorena Sampaio

Matheus Lens é um jovem fotógrafo de 24 anos que busca “empoderar as pessoas negras através da fotografia”. Nos seus editoriais, ele faz questão de trazer histórias do povo negro referentes a lugares de Salvador, como o parque São Bartolomeu onde ele fez um editorial chamado Quilombolas, no qual ele fala sobre Zeferinas, Maria Felipa e Teresa de Benguela, três guerreiras negras que lutaram contra a escravidão no Brasil.

Após cursar fotografia na Kabum- Escola de Artes e Tecnologias, Matheus adotou Lens, que significa lentes em inglês, como seu nome artístico. O motivo da mudança, segundo ele, é que seus dois sobrenomes são comuns e provenientes de uma herança escravocrata, como consta no seu editorial Silvas e Santos na sua página do instagram @matheuslensph.

Em 2016, Matheus fez seu primeiro editorial chamado 10 tons onde ele traz a questão do colorismo. A partir da reação das pessoas, Lens percebeu que suas imagens trazem mais de mil palavras, elas contêm informação e muita história para as pessoas, principalmente para pessoas negras da periferia. A partir do trabalho dele, essas pessoas conseguiram conhecer um pouco mais das suas origens e foi aí que ele percebeu sua identidade fotográfica. Ele queria fotografar para informar e empoderar pessoas negras.

Aos 24 anos, Matheus é estudante de jornalismo da Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC) e, mesmo na quarentena, sua produção continua a todo vapor. Ele lançou o E-book Realidades onde ele fala um pouco mais sobre seu primeiro editorial 10 tons e está lançando um novo editorial chamado Heróis, no qual ele contará a história de personagens que tiveram bastante importância no processo de libertação dos escravos e na luta contra a tirania branca como Dandara, Zumbi dos Palmares e muitos outros.

Se você é amante de fotografia e apaixonado por informação, corre pra conhecer o trabalho de Matheus Lens. Tenho certeza de que, ao entrar no perfil do instagram dele @matheuslensph, vocês vão se maravilhar com o trabalho e a riqueza de detalhes e informações que tem lá.