Projeto contemplado no Programa Aldir Blanc Bahia realiza também um seminário sobre perspectivas feministas na capoeira

Texto e Imagem: Divulgação

O livro O legado de Ritinha da Bahia: mulheres no jogo da resistência é uma coletânea que reúne textos de mulheres capoeiristas. A obra é composta de 3 partes: a primeira pinta um quadro da vida de Mestra Ritinha através de uma entrevista com ela, familiares e amigos; a segunda é uma reflexão sobre o tema da referência através de 7 narrativas que esboçam uma outra história da capoeira, tradicionalmente marcada por genealogias masculinas; a terceira parte compila 5 artigos acadêmicos produzidos por capoeiristas pesquisadoras que reescrevem as memórias e os devires da capoeira.

Organizado por Christine Zonzon, doutora em Ciências Sociais pela UFBA e praticante de capoeira angola desde 1989, o livro traz textos exclusivamente escritos por mulheres capoeiristas, revelando uma nova visão sobre a história dessa prática afro-brasileira. O pilar do livro é Mestra Ritinha, símbolo de uma prática que reproduz discriminações de gênero, marginalizando histórias como a dela. A importância de O legado de Ritinha da Bahia: mulheres no jogo da resistência se revela duplamente, pelo resgate histórico desta figura de proa da capoeira angola e pela construção de um horizonte de igualdade de gênero na pequena roda da capoeira e na grande roda da vida.

A publicação é uma coedição entre a Edufba e a Araçá Editora e já está em pré-venda através do e-mail aracacultura@gmail.com. O lançamento será online no dia 10 de abril, às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal Marias Felipas no YouTube.

Além do livro, o projeto realizou o seminário Mulheres no jogo da resistência nos dias 30 e 31 de março.

A divulgação do projeto pode ser acompanhada pelo Instagram @araca_cultura_meioambiente

Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro O Legado de Ritinha da Bahia – Mulheres no Jogo da Resistência

Quando: 10 de abril às 17h

Onde: Canal do YouTube do Coletivo Marias Felipas – https://www.youtube.com/channel/UCBFxYbdEW4tEzDX88_pS_7g

Quanto: R$ 42 (livro em pré venda com frete grátis até dia 10 de abril pelo e-mail aracacultura@gmail.com)