Grupo ELA em Movimento promove oficinas online e gratuitas de produção cultural

De 17 de maio à 10 de julho, o ELA em Movimento promove oficinas online e gratuitas de produção cultural para mulheres periféricas, negras, cis e trans, homens trans e pessoas não binárias

Texto: Divulgação

Observando o desfalque de profissionais mulheres em toda a cadeia da produção cultural, o ELA em Movimento promove uma série de oficinas online e gratuitas voltada para mulheres periféricas, negras, cis e trans, homens trans e pessoas não binárias. Com o objetivo de oferecer ferramentas para essas pessoas se inserirem no mercado de trabalho, com acolhimento e perspectivas, as aulas acontecem uma vez por semana, de 17 de maio a 10 de julho. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 2 de maio.

“Estou muito realizada em poder desenvolver esse projeto. A ideia é que mais mulheres consigam atuar na produção cultural, gerando impactos nos seus territórios”, explica Fernanda Venturini, uma das idealizadoras do projeto. 

São oferecidas aulas de produção financeira, escrita e desenvolvimento de projetos, gerenciamento de redes sociais, introdução à produção audiovisual, iniciação em produção de eventos e iniciação à produção teatral. Todas as oficineiras atuam no mercado de produção cultural há algum tempo e têm vasto conhecimento sobre o assunto. São 30 vagas por oficina, com carga horária de 16 horas ao total. O evento disponibiliza certificado.

“Estou bem animada para materializar esse projeto no ELA, que inclusive já tem uma jornada muito potente de acolhida às mulheres. Mais do que nunca, é necessário capacitar e conectar mulheres do mercado cultural brasileiro, sejam elas experientes ou em início de carreira. Ser escuta, acolhimento, diretriz e conhecimento é parte muito importante do que propomos”, diz Fernanda Sampaio, também organizadora do projeto e que ministra a oficina de Produção Financeira.

As aulas gratuitas de produção cultural, idealizadas pelo ELA em Movimento, que é formado por Fernanda Venturini, Fernanda Sampaio, Mafalda Ramos e Mariany Passos, é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, via PROAC.

AS OFICINAS

Introdução à produção audiovisual com Julia Anhesim Pellizzer

Oficina voltada às práticas do audiovisual desde concepção até execução de projetos em vídeo percorrendo os processos de planejamento, metodologia e edição até a proposta de conclusão onde as alunas deverão produzir vídeos de até 5 min para avaliação coletiva realizada em aula. O objetivo final da oficina é promover informações ainda que básicas, mas capacitadoras para prática e desenvolvimento de projetos audiovisuais.

Data: 17, 24, 31 de maio e 07 de junho

Horário: 19h

Vagas: 30

Carga Horária: 16h

Evento no Facebook: https://fb.me/e/1aCDDGBQV

Iniciação à produção teatral com Amanda Nascimento

Oficina voltada para a capacitação de profissionais em produção teatral, visando o conhecimento e a autonomia para atuar em qualquer área da produção, da concepção à longas temporadas.

Data: 19 e 26 de maio, 02 e 09 de junho

Horário: 19h

Vagas: 30

Carga horária: 16h

Evento no Facebook: https://fb.me/e/zdv7zAKO

Produção Financeira com Fernanda Sampaio

A oficina tratará dos aspectos macros e micros da gestão e coordenação financeira nos mais diversos formatos de produção cultural. Serão apresentados métodos e estratégias para planejamento, atuação e prestação de contas contemplando aspectos gerais da administração e contabilidade de bens e serviços, como também apresentação de dados e diversos relatórios. A oficina se propõe a oferecer às alunas além dos aspectos básicos, a capacidade de reflexão e assimilação dos métodos para que possam aplicá-los nas mais diversas circunstâncias.

Datas: 22 e 29 de maio, 05 e 12 de junho

Horário: 14h

Vagas: 30

Carga Horária: 16h

Evento no Facebook: https://fb.me/e/2keKdSb8z

Escrita e desenvolvimento de projetos com Marina Pereira

A oficina é voltada para produção cultural e aborda os processos de elaboração de projetos culturais e sociais. A metodologia é voltada para coletivos ou indivíduos que têm interesse em se apropriar de fundamentos que envolvem  a captação de recursos via editais e o passo a passo da escrita e construção de propostas culturais.

Data: 9 e 26 de junho e 03 e 10 de julho

Horário: 14h

Vagas: 30

Carga horária: 16h

Evento no Facebook: https://fb.me/e/27gqKzBwU

Gerenciamento de redes sociais com Samara Bispo

A oficina aborda técnicas para aprimoramento da presença de figuras públicas e marcas no universo digital, desde a produção de conteúdo à mensuração de resultados. O objetivo é criar a autonomia para o desenvolvimento do senso crítico no universo on-line e aplicação de técnicas de social media na rotina.

Data: 14, 21 e  28 de junho e 05 de julho

Horário: 19h30

Vagas: 30

Carga Horária: 12h

Evento no Facebook: https://fb.me/e/3FoSNYeiL

Iniciação em produção de eventos com Marcela Ramos (Mafalda)

A oficina aborda metodologias e práticas acerca de produção de eventos culturais, passando pelas práticas executivas como concepção, organização e distribuição financeira, bem como se debruçando em questões legislativas que variam a cada município. O objetivo final da oficina é que os alunos apresentem projetos de execução e criem noções básicas sobre produção de eventos culturais.

Data: 16, 23 e 30 de junho e 07 de julho

Horário: 19h

Vagas: 30

Carga horária: 16h

Evento no Facebook: https://fb.me/e/W7O7aBLB

 

 

SERVIÇO

 

Data: de 17 de maio à 10 de julho

Inscrições: de 05 de abril à 02 de maio

Link: https://apptuts.bio/elaemmovimento

Local: Google Meet

Gratuito

Censura: Para mulheres cis e trans, homens trans e pessoas nb

Capacidade: 30 pessoas por turma

Carga Horário: 12h a 16h ao total

Contato para mais informações: www.instagram.com/ela.movimento

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *