Instituições de 27 cidades baianas receberão a HQ “As aventuras de Lurdinhas” 

Texto e Imagem: Divulgação 

Escolas, centros comunitários e bibliotecas públicas estão recebendo a revista em  quadrinhos ‘As aventuras de Lurdinha’, lançada em abril deste ano, com produção de Marvin  Pereira e Giselli Oliveira. A revista está sendo entregue em formato impresso e  gratuitamente às instituições e tem como objetivo trabalhar o lado lúdico das crianças e  ampliar o acervo de projetos pedagógicos e bibliotecas. 

O projeto, inspirado no filme “A Vida é Pra Valer” (2018) de Marvin Pereira, conta a história  de Lurdinha e suas aventuras com seu irmão Pedro, e sua amiga Espantalha. Na narrativa outros personagens e elementos do Recôncavo, como os  pescadores e as sambadeiras aparecem. 

Marvin Pereira, roteirista da revista, explica que “as Aventuras de Lurdinha foi um dos  projetos mais desafiadores que já participei, por mais que fosse baseado em um filme que  também roteirizei e fiz a direção, transformar isso tudo em quadrinho foi algo incrível! O  projeto surgiu graças a uma provocação de uma criança em uma das sessões  independentes dos filmes nas escolas de Cachoeira em 2018, onde fui perguntado quando  voltaria na escola com outro filme ou porque eu não transformava o “A Vida É Pra Valer” em  uma revista em quadrinho.” 

Inspirações 

As aventuras de Lurdinha foi a primeira vez em que Giselli Oliveira, co-roteirista da revista,  se aventurou pela literatura infantil. Inspirada pelo Recôncavo e sua subjetividade ela reitera  de onde vem os elementos inseridos na revista: “Me inspirei em elementos de onde eu vivo,  Cachoeira, Recôncavo baiano. Como podemos notar no início da revista, temos uma  jaqueira, que é uma fruta típica dessa região, é uma fruta que alimenta muitas famílias. A  relação de irmãos entre Lurdinha e Pedro, busquei elementos da relação entre minhas filhas  gêmeas. E sobretudo, a inspiração maior, que é o filme, A Vida é Pra Valer. Um filme  bastante lúdico, onde a história da revista se apoia.” 

A revista só começou a ser desenvolvida após o encontro, em 2019, com a cineasta e  Ilustradora Giovanna Muzel, no FBCU – Festival Brasileiro de Cinema Universitário, e presta  uma homenagem póstuma à Maria de Lurdes dos Santos Pereira, conhecida como Lurdinha  e tia de Marvin Pereira.  

As aventuras de Lurdinha também está disponível digitalmente e pode ser baixada pelo site  http://asaventurasdelurdinha.com/

O projeto ‘As Aventuras de Lurdinha’ tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da  Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc  Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do  Turismo, Governo Federal.