Texto: Divulgação
As inscrições para o 5º Festival Cinema Negro em Ação, que acontecerá em Porto Alegre (RS) de 17 a 20 de outubro, foram prorrogadas até o dia 29 de agosto. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), aceita produções digitais em quatro categorias: videoclipes, videoarte, curtas-metragens e longas-metragens. A mostra competitiva é aberta a produções de autoria ou com protagonismo negro.
O festival será realizado em formato híbrido, com exibições presenciais na Cinemateca Paulo Amorim e transmissões na TVE-RS, TV Brasil, Prime Box Brazil e plataforma Todes Play. As obras selecionadas serão anunciadas em 16 de setembro, e a cerimônia de premiação ocorrerá em 20 de outubro na CCMQ. Pela primeira vez, a competição de longas-metragens contará com a participação do Júri Popular.
A Mostra Especial deste ano homenageará o cineasta Odilon Lopez com a exibição de seu filme “Um é pouco, dois é bom”, um dos primeiros longas-metragens dirigidos por um homem negro no Brasil. A programação também incluirá obras como “Porto dos Mortos”, de Davi Pinheiro, e “O Tempo”, de Ellen Rocha, além de episódios das séries “Filhos da Liberdade” e “Centro Liberdade”.
O festival promoverá ainda o encontro Mercado & Conteúdos, com ações formativas voltadas para cineastas, incluindo mentoria com o roteirista Marton Olympio. Uma parceria com a APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) trará um seminário sobre distribuição nacional, reforçando o compromisso do evento com o desenvolvimento do cinema negro.
A abertura do festival, em 17 de outubro, contará com uma apresentação do rapper Zudizilla, conhecido por suas rimas que abordam o racismo no Rio Grande do Sul e por seu trabalho como roteirista no curta-metragem “Vozes do Silêncio”.