Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

5ª Edição do Festival Cinema Negro em Ação prorroga inscrições até 29 de agosto

Evento hibrido recebe produções digitais de autoria ou protagonismo negro nas categorias de videoclipes, videoarte, curtas-metragens e longas-metragens
Imagem: Feijão (Studio Feijão & Lentilha)

Texto: Divulgação

As inscrições para o 5º Festival Cinema Negro em Ação, que acontecerá em Porto Alegre (RS) de 17 a 20 de outubro, foram prorrogadas até o dia 29 de agosto. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), aceita produções digitais em quatro categorias: videoclipes, videoarte, curtas-metragens e longas-metragens. A mostra competitiva é aberta a produções de autoria ou com protagonismo negro.

O festival será realizado em formato híbrido, com exibições presenciais na Cinemateca Paulo Amorim e transmissões na TVE-RS, TV Brasil, Prime Box Brazil e plataforma Todes Play. As obras selecionadas serão anunciadas em 16 de setembro, e a cerimônia de premiação ocorrerá em 20 de outubro na CCMQ. Pela primeira vez, a competição de longas-metragens contará com a participação do Júri Popular.

A Mostra Especial deste ano homenageará o cineasta Odilon Lopez com a exibição de seu filme “Um é pouco, dois é bom”, um dos primeiros longas-metragens dirigidos por um homem negro no Brasil. A programação também incluirá obras como “Porto dos Mortos”, de Davi Pinheiro, e “O Tempo”, de Ellen Rocha, além de episódios das séries “Filhos da Liberdade” e “Centro Liberdade”.

O festival promoverá ainda o encontro Mercado & Conteúdos, com ações formativas voltadas para cineastas, incluindo mentoria com o roteirista Marton Olympio. Uma parceria com a APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) trará um seminário sobre distribuição nacional, reforçando o compromisso do evento com o desenvolvimento do cinema negro.

A abertura do festival, em 17 de outubro, contará com uma apresentação do rapper Zudizilla, conhecido por suas rimas que abordam o racismo no Rio Grande do Sul e por seu trabalho como roteirista no curta-metragem “Vozes do Silêncio”.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress