Texto: Divulgação
Estão abertas as inscrições para o Março de Lutas de 2025, que tem neste ano o objetivo de ser um chamado para a construção coletiva da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, marcada para novembro em Brasília. A mobilização marca uma década da histórica Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver, reafirmando o protagonismo das mulheres negras na luta contra o racismo, machismo, LGBTfobia, exploração e pela justiça social.
Em sua 7ª edição, o Março de Lutas é uma ação de incidência dos Movimentos de Mulheres Negras, organizado a partir da parceria entre a Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) e a Rede de Mulheres Negras do Nordeste. Criado em 2019 pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, a ação tem por objetivo evidenciar e enfrentar as diversas formas de racismo, que impactam brutalmente as mulheres negras, além de fortalecer a luta por condições dignas de vida.
Março torna-se, assim, um período de compartilhamento de experiências e práticas, para construção coletiva de uma agenda política radical para disputar no Brasil e no mundo.
Podem participar da construção desta edição do Março de Lutas organizações e coletivos de mulheres negras, movimentos negros, organizações sociais que tenham o combate ao racismo e ao sexismo como eixo central de suas atuações, instituições de ensino, grupos de pesquisa, associações de categorias trabalhistas, além de grupos e empreendedoras negras individuais.
Mais informações e inscrições estão disponíveis em amnb.org.br