Ministério Público de Alagoas denuncia homem negro por “racismo reverso” contra tio italiano

O italiano Antonio Pirrone denunciou o sobrinho negro por injuria racial após ser chamado de "cabeça de europeu escravagista" em discussão no WhatsApp

Por Karla Souza

Um caso envolvendo uma discussão em um grupo de WhatsApp familiar em Alagoas virou caso de Justiça. O estudante negro, Ítalo Tadeu de Souza Silva, de 36 anos, foi denunciado pelo Ministério Público (MP) por injúria racial. A acusação surgiu após Ítalo se referir a seu tio, o italiano Antonio Pirrone, como tendo “cabeça de europeu branco escravagista”. 

O confronto entre os parentes ocorreu em julho do ano passado, levando Pirrone a registrar um boletim de ocorrência e, posteriormente, a apresentar à Justiça as razões de sua queixa. A promotora Hylza Paiva Torres De Castro ofereceu a denúncia em janeiro deste ano, sendo aceita pelo juiz Mauro Baldini, que considerou que todas as condições legais estavam presentes para o prosseguimento da ação.

A defesa de Ítalo contesta a acusação, argumentando que o caso se trata de uma injúria simples e não racial. Advogados do Instituto do Negro de Alagoas buscaram barrar a ação através de um habeas corpus, que foi negado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, permitindo o prosseguimento do processo. O episódio chamou a atenção do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), que se manifestou contra a tese de “racismo reverso” levantada pelo Ministério Público alagoano.

Segundo a Folha de São Paulo, Renato Stanziola Vieira, presidente do IBCCrim, expressou preocupação com a tese de “racismo reverso” defendida pelo MP, ressaltando que políticas antirracistas visam proteger grupos vulneráveis, que no Brasil são majoritariamente os negros. “A grande preocupação que fez com que o Instituto entrasse como amigos da corte foi essa tese, uma tese perversa. […] O fundamento de uma política antirracista, ou o fundamento de uma política que leva em conta a injúria racial, é proteger grupos vulneráveis”, discorreu Vieira.

Compartilhar

Deixe um comentário

plugins premium WordPress