Da Redação
Inspirado pela rica herança das tradições africanas, o pesquisador, professor e escritor Edmar Neves escreveu o seu primeiro livro: “O Catador de Histórias”. A obra é dedicada ao público infantil e apresenta uma narrativa sobre a história dos orixás, transmitindo ensinamentos sobre escuta, alteridade, respeito e confiança. O livro, publicado pela editora Jandaíra, integrou a programação da Flip 2024 e foi lançado em Mogi Guaçu (SP).
O autor explica que a motivação para criar o livro infantil surgiu no seio familiar, através do seu sobrinho, Pedro. “Quando me iniciei no culto ao Orixá Oxóssi, dentro do candomblé de nação Ketu, meu sobrinho estava com um ano de idade e eu queria comprar livros para ele que apresentassem um pouco mais da minha fé, da cultura e de toda a história que eu estava descobrindo na época”, relata Edmar.
“Com alguns materiais em mãos, pensei ‘por que não escrever meu próprio livro infantil?’, e foi nesse raro momento de petulância artística que comecei a esboçar as primeiras linhas”, completa.
Nesse sentido, o “O Catador de Histórias” apresenta três Itãs – narrativas associadas aos orixás: “Exu, o grande contador de histórias, levou os segredos do oráculo de Ifá para a humanidade; como o guerreiro Ogum ensinou a arte da caça para seu irmão mais novo, Oxóssi; e como nasceu a amizade entre Omolu e Iansã”, informa o site da editoria Jandaíra, onde o livro encontra-se disponível para venda.
Além de abordar a religiosidade africana, a obra também se propõe a mergulhar nos ensinamentos presentes nesse universo. Com isso, o autor busca demonstrar às crianças que dentro da cosmovisão africana – mais especificamente banto-iorubá – não existe distinção dualística de bem e mal, e que os elementos da natureza possuem aspectos positivos e negativos dentro de si.
A obra literária também encontrou nas ilustrações uma forma criativa para a comunicação com a criançada, trabalho que ficou por conta de Afa Vasquez. “Eu e o Afa pensamos em vários detalhes que remetem não só a outros Itãs, como também ao relacionamento entre os Orixás”, conta Edmar.
O livro “O Catador de Histórias” participou da programação da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2024), no Rio de Janeiro, na Casa Poética Negras, durante o período do evento, de 9 a 13 de outubro. No dia 10 do mesmo mês, a obra foi lançada na cidade de Mogi Guaçu (SP), cidade onde atualmente vive, durante o evento “Café Cultural” que aconteceu na Biblioteca Municipal “João XXIII”.
“Este livro tem como principal influência a transmissão de conhecimentos através dos relatos dos meus mais velhos dentro do meu ilê, como meu babalorixá Junior de Odé, a minha yalorixá Luciana de Oxalá, meus irmãos Felipe de Lufan, Kauã de Iansã, Janaica de Oxum, entre outros”, finaliza o autor.