Por Késsia Carolaine
As inscrições para a formação “Corpos, vozes e clima: LGBTQIAPN+ pela justiça climática” estão abertas até o dia 9 de julho. A iniciativa, promovida pelo Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC), é voltada para jovens de 18 a 35 anos com prioridade para pessoas negras e trans racializadas. Um dos objetivos da formação é capacitar ao menos 80 jovens.
A formação será composta por aulas teóricas e práticas, abordando temas como a compreensão dos conceitos de racismo e transfobia ambiental e o desenvolvimento de habilidades para aplicação de políticas em nível local, nacional e internacional.
O CBJC chama atenção para a ausência de dados oficiais sobre os impactos das mudanças climáticas na população LGBTQIAPN+, o que reforça a invisibilidade desse grupo. Por isso, o curso também busca preencher essa lacuna, coletando dados qualitativos e quantitativos a partir das experiências dos participantes.
O curso ocorrerá entre 22 de julho e 7 de agosto, com encontros remotos às terças e quintas-feiras, no período noturno. As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário online, disponível neste link.
Ao final da formação, os cursistas receberão um certificado e poderão concorrer a financiamentos de até R$ 3 mil para o desenvolvimento de ações territoriais. Serão selecionados cinco projetos, contemplando as cinco regiões do Brasil.