Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Exposição reúne fotografias produzidas com pessoas em privação de liberdade na Bahia

O trabalho é resultado de oficinas realizadas pelo Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da UFBA (Labfoto) em uma unidade prisional feminina
Imagem: Divulgação

Texto: Divulgação

A partir de 19 de agosto, às 17h, o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA), em Salvador, recebe a exposição fotográfica “Daqui de Dentro”. Realizada pelo Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da UFBA (Labfoto), em parceria com o Núcleo de Estudos sobre Sanção Penal (Nesp) da Faculdade de Direito da UFBA, a mostra apresenta 119 imagens produzidas durante oficinas com pessoas em privação de liberdade em uma unidade prisional feminina na Bahia.

Com fotogramas (imagens reveladas com químicos), pinholes (fotografias feitas com lata de alumínio) e fotografias digitais em grandes dimensões, a exposição aborda temas como imagem e identidade, pertencimento e justiça. O público poderá visitar a mostra gratuitamente até 31 de agosto, das 10h às 20h.

Entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, integrantes do Labfoto e do Nesp conduziram oficinas que resultaram na produção das imagens. A prática educativa com fotografia explorou os fundamentos da imagem e sua construção, aliados a reflexões sobre o sentido de justiça. A equipe do Labfoto foi composta por Mamirawá, Samara Said, Caíque Silva e Raquel Franco, enquanto o Nesp contou com Alessandra Prado, Débora Moreno, Anne Gonzaga e Patrick Alves.

As pessoas participantes da oficina produziram materiais visuais, como câmeras escuras feitas de papel e latas de alumínio, um laboratório químico de revelação e mapas mentais. Também elaboraram performances para as sessões de retratos, inspiradas em questionamentos provocadores.

Leia também: E se Anastácia falasse? Livro reúne contos de mulheres negras privadas de liberdade na Bahia

Para Alessandra Prado, coordenadora do Nesp, a exposição é o registro de uma atividade que proporcionou diálogo, partilha de afeto, aprendizagens e reflexões. “De lá de dentro percebemos que a atividade foi desejada e a participação ocorria exatamente por conduzir para fora do encarceramento e de seus desdobramentos.”

Segundo o professor Rodrigo Rossoni, coordenador do Labfoto, o projeto é um importante exercício de pensamento visual que visa discutir, por meio de processos artesanais e atuais da fotografia, a condição da identidade da mulher encarcerada. “Cada fragmento da exposição é um signo em ebulição que carrega em si uma discussão muito intensa entre imagem e identidade”, explica.

A estreia da exposição foi marcada para 19 de agosto, em referência ao Dia Mundial da Fotografia. Além de apreciar as imagens, o público poderá participar de atividades interativas durante a visitação, como a produção de caixas mágicas, a criação de fotogramas com químicos e a interação com as diferentes dinâmicas da luz presentes nas fotografias. A programação conta também com rodas de conversa com a equipe do Labfoto responsável pelas oficinas na unidade prisional e com pesquisadoras do Nesp.

Confira a programação completa:

19/08 às 17h – Estreia da exposição

23/08 às 16h – Roda de conversa: prática educativa e fotografia

24/08 às 16h – Oficina de caixa mágica

26/08 às 16h – Roda de conversa: sentido de justiça

30/08 às 16h – Roda de conversa: direitos humanos e privação da liberdade

Para mais informações sobre a programação e como participar, acesse o perfil @labfoto.ufba no Instagram.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress