Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Festival das Brabas Itinerante destaca protagonismo feminino no hip-hop do Recôncavo em Salvador (BA)

Com programação gratuita, evento busca ampliar o protagonismo feminino e expandir o movimento hip-hop do Recôncavo Baiano

Texto: Divulgação

Depois de passar por Santo Amaro (BA), o Festival das Brabas Itinerante (FBI) chega a Salvador no próximo sábado (20). Com entrada gratuita, o evento terá início às 18h, no espaço Atelier Cabuloso, no Pelourinho. Artistas como MC Jayne, Tícia, e DJ Nahraujo são alguns dos nomes confirmados no line up. Além das atrações musicais a programação do festival conta ainda com batalhas de rima e dança.

Idealizado com o objetivo de ampliar o protagonismo feminino e expandir o movimento hip-hop do Recôncavo Baiano, o FBI nasce a partir do Coletivo Baile das Brabas, um movimento comunitário e social criado em 2019 na cidade de Cachoeira (BA). Desde a sua fundação, o projeto fortalece artistas independentes da cena hip-hop feminina, com o objetivo de empoderar mulheres negras e criar espaços de lazer, cultura e representatividade.

“É muito daquilo que a Angela Davis fala: quando uma mulher negra se movimenta, ela move toda a sociedade. Então, nosso objetivo é realmente esse, de movimentar a sociedade e mostrar o que é produzido aqui no Recôncavo”, explica Victória Chrystine, uma das organizadoras do FBI.

Após um hiato no período da pandemia, o Coletivo retomou suas atividades em 2023 com shows de artistas locais, performances, batalhas de rima, intervenções visuais e atividades formativas, que têm como público-alvo direto as mulheres negras e periféricas envolvidas com a cultura urbana. 

Depois de Salvador, a próxima parada do FBI será em Cachoeira (BA), no dia 18 de outubro. Maiores informações estão disponíveis no perfil @bailedasbraba no Instagram.

O projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress