Da Redação
Pernambuco agora conta oficialmente com o Dia Estadual dos Povos de Terreiro, que será celebrado no primeiro dia útil de novembro. A medida foi instituída por meio do Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 003199/2025, proposta pelo mandato do deputado estadual João Paulo (PT). A medida foi aprovada no Diário Oficial do estado.
A nova legislação altera a Lei nº 16.241, de 14 de dezembro de 2017, que organiza o calendário oficial de eventos e datas comemorativas do Estado, para incluir a homenagem às tradições de matriz afro-indígena, como candomblé, jurema, umbanda e demais religiões.
De acordo com o texto aprovado, a criação da data representa um marco de reparação histórica, reconhecendo a importância cultural, social e espiritual dos povos de terreiro em Pernambuco. O documento ressalta: “Assim como os povos de terreiro são fundamentais para entender o Brasil em sua complexidade, valorizá-los é reconhecer a diversidade, combater o racismo religioso e fortalecer a democracia cultural e espiritual do país. Os povos de terreiro são, acima de tudo, um patrimônio vivo da nação brasileira.”
A iniciativa busca não apenas inserir a celebração no calendário oficial, mas também fortalecer a luta contra a intolerância e o racismo religioso e promover o respeito à liberdade de fé, reafirmando a ancestralidade e a resistência desses povos.