Por Jamile Novaes
O adolescente Caíque dos Santos Reis, de 16 anos, foi morto a tiros durante ação da Polícia Militar no bairro de São Marcos, em Salvador (BA). O caso aconteceu no final da manhã do último domingo (28). Segundo moradores, os policiais chegaram à comunidade quando acontecia um campeonato de futebol amador e pouco depois teriam iniciado os disparos que resultaram na morte de Caíque e de um homem não identificado.
Segundo depoimento de testemunhas e da mãe do adolescente, Joselita dos Santos Cruz, o garoto estava desarmado e foi alvejado mesmo após obedecer a ordem dos policiais de colocar as mãos para cima. Em entrevista ao Correio 24 horas, uma moradora que preferiu não se identificar, disse que os disparos aconteceram em dois momentos. “Eles chegaram correndo e o menino parou [Caíque], mas eles mandaram correr e atiraram na perna dele. Depois, pegaram ele e outro homem que eu não sei quem é e levaram para o beco. Lá teve mais tiros, executaram ele sem necessidade, o menino não entrava em nada de crime”, afirmou.
Como de praxe, em nota oficial, a PM informou que recebeu uma denúncia sobre a presença de homens armados na localidade de São Domingos. Segundo a corporação, as guarnições do Batalhão Gêmeos foram recebidas a tiros e revidaram. Após o confronto, as vítimas teriam sido encontradas feridas e foram levadas a uma unidade de saúde, onde morreram. A polícia afirma ainda ter apreendido uma pistola 9mm, um revólver e porções de entorpecentes durante a ação.
A versão, no entanto, é contestada por moradores da localidade, que afirmam não ter havido troca de tiros. “Colocaram ele como traficante que foi encontrado com armas e drogas. Meu filho não traficava, não fazia nada disso”, afirmou a mãe de Caíque à TV Bahia. A vítima, que era estudante e barbeiro, não tinha passagem pela polícia e começaria a trabalhar como ajudante de confeitaria nesta segunda-feira (29).
Após a operação, os moradores chegaram a bloquear a Avenida Gal Costa com um protesto que pedia justiça pelas mortes.
De acordo com dados do Instituto Fogo Cruzado, 202 jovens de 0 a 29 anos foram baleados em Salvador e região metropolitana só em 2025. Cerca de um terço deles foram atingidos durante ações da Polícia Militar. Ainda segundo o relatório do Instituto referente ao primeiro trimestre deste ano, o número de mortes durante essas operações atingiu a marca de 57 ocorrências, registrando um aumento de 235% em comparação ao mesmo período de 2024.