Texto: Divulgação
Estão abertas, de 20 de outubro a 7 de novembro, as inscrições para a residência artística em dança “Dembwa – Mapear o Movimento: tempo, memória e ancestralidade”. A formação é gratuita e voltada a jovens artistas negros e LGBTQIAPN+ de Salvador, a partir de 16 anos. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário.
A residência será conduzida pelos artistas e coreógrafos Marcos Ferreira e Ruan Wills, no Centro Cultural Ensaio, com encontros presenciais nos dias 20 de novembro (14h às 18h); 21 de novembro (8h às 12h); 22 de novembro (8h às 10h); 24 de novembro (8h às 12h); 28 de novembro (8h às 12h); e 29 de novembro (8h às 10h). Serão selecionadas dez pessoas, que receberão cachê de R$ 1 mil. A atividade terá intérpretes de Libras.
Com proposta de pesquisa e criação coletiva, o projeto pretende trabalhar o corpo como território de memória, documento e ancestralidade. A residência propõe investigar o movimento como linguagem que atravessa tempo, cura, resistência e identidade.
A iniciativa é uma expansão do espetáculo “Dembwa”, criado por Ferreira e Wills, a partir de suas experiências enquanto homens negros, periféricos e filhos de terreiro. Após a residência, a obra será apresentada no Teatro Gregório de Mattos em dois fins de semana, de 21 a 30 de novembro, com sessões às sextas, às 19h, e aos sábados e domingos, às 16h.
O projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura e Governo Federal.


