Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Jovens do Cabula desenvolvem mapa interativo para fortalecer projetos e organizações culturais do bairro

A iniciativa mapeia a produção cultural da região, combatendo a narrativa de violência e destacando a força coletiva do território
Imagem: Divulgação

Texto: Divulgação

Jovens do bairro do Cabula, localizado em Salvador (BA), desenvolveram um mapa interativo que reúne e divulga projetos, organizações culturais e coletivos da região. Intitulada de AquilombaMaps, a plataforma disponibiliza informações sobre as organizações, suas mídias digitais, agenda de eventos e pontos de referência dos bairros que compõem o Quilombo do Cabula. Moradores também podem contribuir adicionando novos espaços e iniciativas ainda não cadastrados.

A iniciativa foi concebida e executada por meio do projeto Minha Mãe Não Dorme Enquanto Eu Não Chegar, do Odara – Instituto da Mulher Negra. O AquilombaMaps é resultado da formação de uma turma de Jovens Pesquisadores, integrantes do Aquilombamento de Vozes. Organizações e espaços culturais interessados em fazer parte do mapa podem se cadastrar por meio de um formulário.

Uma das jovens pesquisadoras, Elie Espírito, de 24 anos, destaca a relevância da plataforma ao oferecer uma nova perspectiva sobre o Quilombo do Cabula. “Estamos cansados de ver nosso território retratado apenas como violento e perigoso. O Cabula é muito mais: é cultura, quilombo, história, vozes e artes que resistem e florescem todos os dias. Queremos mostrar as potências do nosso território e convidar todos a conhecerem e valorizarem nosso trabalho coletivo.”

Para Ana Sales, de 18 anos, que também é integrante da equipe de pesquisadores, a iniciativa reforça a importância da afirmação da juventude negra. “Nos motiva a reafirmar que aqui não existe apenas violência ou notícias ruins. Temos pontos de cultura acessíveis, espaços que nos permitem adquirir conhecimento, a arma mais poderosa que temos para nos compreender enquanto território e enquanto juventude negra.”

Aquilombamento de Vozes

O Aquilombamento de Vozes é uma iniciativa de pesquisa e ação comunitária concebida e executada por jovens residentes do Cabula, resultante da formação da turma de Jovens Pesquisadores do projeto “Minha Mãe Não Dorme Enquanto Eu Não Chegar”.

A proposta central da ação é mapear, valorizar e dar visibilidade às organizações, coletivos e projetos culturais do Quilombo do Cabula. Mais do que um compilado de dados, o projeto busca registrar histórias, fortalecer identidades e criar conexões entre os equipamentos culturais que consolidam o território como um espaço de potência, ancestralidade e resistência.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress