Texto: Divulgação
A 1ª edição da Mostra Afrocena está com inscrições abertas até 15 de novembro. O projeto que tem como objetivo incentivar e formentar o cinema negro brasileiro, reunirá curtas-metragens de até 20 minutos, dirigidas por pessoas negras. O evento é gratuito e será realizado presencialmente em São Paulo, em março de 2026. Interessados devem acessar o regulamento e preencher o formulário online disponível no perfil do Instagram @afro_cena.
As obras inscritas precisam refletir narrativas singulares e vivências coletivas, conectadas pela ancestralidade e pela cultura afro-brasileira. Além da exibição presencial dos filmes selecionados, a programação contará com debates e uma oficina formativa voltada à história do cinema negro.
Idealizada pela cineasta, produtora cultural e curadora Petyta Reis, a mostra é produzida pela Ácida Filmes. A cineasta Fabianna Conway também assina a curadoria, buscando, além de reforçar o debate de gênero, incentivar a participação de pessoas negras LGBTQIAPN+ no audiovisual e nos demais segmentos.
A Mostra Afrocena nasceu em 2020 como um podcast da Baixada Santista dedicado a discutir o cinema negro. O projeto agora se expande como mostra e tem o objetivo de promover, difundir e valorizar o cinema nacional, regional e independente, evidenciando a pluralidade de linguagens, técnicas, fazeres e saberes de cineastas, estudantes, artistas e profissionais do audiovisual autodeclarados negros. Atualmente, a Mostra conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Santos, por meio do Chamamento Público nº 004/2024.


