Texto: Divulgação
A 4ª edição do Festival Miscelânea Cultural acontece em Santos (SP), celebrando saberes afro-brasileiros. O evento acontece no próximo sábado (24), com o tema “Negras Artes – Resistência”.
O evento contará com oficinas formativas, vivências e apresentações nos segmentos de música, dança, percussão, culinária, literatura e demais vertentes culturais e rítmicas. A iniciativa tem o objetivo de evidenciar a importância das linguagens culturais para a manutenção e preservação da memória como base para a construção de futuros e possibilidades mais afirmativas. Contribuindo para a equidade de oportunidades, em especial para uma população que, historicamente, convive com os mais variados estigmas e preconceitos.
Com o horário de início marcado para 13h, o festival acontece na quadra do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos, na Zona Noroeste. Idealizado pela produtora cultural, ativista e professora universitária aposentada Aldenir Dias dos Santos, o projeto Miscelânea Cultural: Negras Artes – Resistência é realizado com o aporte da Secretaria de Cultura do município (Secult), por meio do 11º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes de Santos – Facult 11.
A programação é gratuita e aberta ao público em geral. As vagas para as oficinas são limitadas a 30 participantes em cada atividade. A programação conta com a oficina “Línguas africanas que fazem o nosso país”, com Brunna Amicio, às 14h. Marília Fernandes irá ministrar uma aula em uma oficina de Dança dos Orixás. O público também poderá curtir o show da cantora A.B.E.C.C.A.
Programação completa:
13h – Oficina: Línguas africanas que fazem o nosso país, com Brunna Amicio
14h – Oficina: Dança dos Orixás, com Marília Fernandes
15h – Oficina: Quitutando e Conversando, com Iara da Graça
17h – Show da cantora A.B.E.C.C.A
18h – Performance: Nego Panda
19h – Oficina de Côco, com Michele Carneiro
20h – Vivência: Capoeira e Percussão, com Mestre Kako
21h – Show: Unidos da Zona Noroeste


