Vini Jr. volta a ser alvo de ataques racistas pela torcida do Atlético de Madrid

Nesta quinta-feira (26) um boneco, com a camisa de Vincius Júnior, foi pendurado pelo pescoço em uma ponte de Madrid, simulando enforcamento. Logo acima uma faixa com a frase "Madrid odeia o Real", lema da torcida organizada do Atlético de Madrid sinalizada sobre a autoria do crime.

Jogador brasileiro vem recebendo mensagens racistas por parte da torcida do Atlético desde setembro de 2021

Por Daiane Oliveira

Imagem: Reprodução Redes Socias

Nesta quinta-feira (26) um boneco, com a camisa de Vincius Júnior, foi pendurado pelo pescoço em uma ponte de Madrid, simulando enforcamento. Logo acima uma faixa com a frase “Madrid odeia o Real”, lema da torcida organizada do Atlético de Madrid sinalizada sobre a autoria do crime.

Vini Jr., como carinhosamente o atleta é conhecido, atua no Real Madrid e vem sofrendo de forma recorrente ataques racistas por parte da torcida do maior rival do clube. Além de sofrer com a violência racial, o atleta também é vítima do sistema jurídico da Espanha. O atleta brasileiro foi ofendido em setembro de 2022 por torcedores rivais e também por Pedro Bravo, presidente da Associação de Agentes Espanhóis, mas em dezembro do mesmo ano, a promotoria do país afirmou que não há um ato específico a ser imputado, logo o caso foi arquivado.

Dessa vez, em nota oficial, o Atlético de Madrid condenou a nova violência que o atleta sofre por parte dos torcedores. A LaLiga, a Federação Espanhola e outras entidades também repudiaram o ocorrido em notas nas redes sociais, mas até então nenhuma medida de punição ao Atlético de Madrid ou sua torcida foram apresentadas.

Em comunicado, o Real Madrid CF agradece o apoio e as manifestações de carinho recebidas após o que chamou de “lamentável e repugnante ato de racismo, xenofobia e ódio contra o nosso jogador Vinicius” e afirma que “está confiante de que todas as responsabilidades daqueles que participaram de um ato tão desprezível serão expurgadas.”

O atleta se destacou no clássico espanhol pela Copa do Rei. O Real Madrid venceu o Atlético de Madrid na prorrogação por 3 a 1, e o atacante marcou um gol, vibrou e bailou muito na comemoração.

Relembre outros momentos que o atleta Vinicius Júnior já sofreu com ataques racistas na Espanha

Em novembro de 2021 o agente de jogadores, Pedro Bravo disse que Vini Jr. deveria deixar de “fazer macaquice”. Diante da repercussão, o jogador brasileiro se manifestou e  foi ameaçado com uma mensagem dizendo “se publicar o vídeo, vamos te destruir.”

Iñaki Angulo, o jornalista que denunciou a ameaça, afirmou que “a intimidação se deu através de ligações e mensagens dos integrantes do programa  programa “Chiringuito”, [onde o agente Pedro Bravo foi racista para com o jogador], aos membros do estafe do jogador brasileiro em Madrid, alegando que o público poderia entender que o programa é racista e isso os prejudicariam.”

Ainda no mês de setembro de 2022, a emissora espanhola “Gol Television” registrou torcedores ofendendo o atacante Vini Jr. durante clássico entre os clubes. O Real Madrid venceu por 2 a 1, mas a torcida não perdeu a chance de ser racista e chamar o brasileiro de “macaco”. A manifestação da torcida aconteceu após as falas racistas do agente Pedro Bravo.

Compartilhar

Deixe um comentário

plugins premium WordPress