Projeto de “Equidade e Saúde Mental” lança edital de seleção para pessoas voluntárias da área da psicologia

Serão ofertadas 11 vagas para profissionais com disponibilidade de duas horas semanais, por um período de seis meses para a realização de atendimento online e curso de formação

Serão ofertadas 11 vagas para profissionais com disponibilidade de duas horas semanais, por um período de seis meses para a realização de atendimento online e curso de formação

Texto: Divulgação

Imagem: Pixabay

Estão abertas as inscrições para o programa de direitos humanos na abordagem da equidade e saúde mental Pé quente, cabeça fria – PQCF, do Instituto Caxangá, para seleção de pessoas voluntárias da área de psicologia.

Serão ofertadas 11 vagas para profissionais com disponibilidade de duas horas semanais, por um período de seis meses para a realização de atendimento online e curso de formação. As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de julho, por meio de formulário eletrônico disponível no edital publicado no site da Caxangá.

O processo histórico de discriminação e racismo no Brasil, e o período pós-pandemia aprofundam um hiato entre os direitos básicos que deveriam ser universais e pessoas expostas às situações de violências de ordem: estrutural, institucional e familiar. Pensando nas mais diversas patologias de ordem individual e social e nos inúmeros desafios do ser humano, o programa de “Equidade e Saúde Mental” propõe que o atendimento psicossocial possa existir de maneira orgânica, ampla, interseccional e acessível na vida de pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+.

O objetivo do projeto é promover um espaço de acolhimento e escuta clínica especializada, a fim de possibilitar um alívio para o sofrimento psicológico. Além de desenvolver estratégias de atenção à saúde mental, para que as pessoas voluntárias adquiram habilidades, conhecimento e experiência para um atendimento com ênfase na perspectiva interseccional e na sensibilização ao enfrentamento do racismo, lgbtfobia, violência de gênero, e assédio no ambiente de trabalho. O resultado é potencializar o bem-estar mental, fortalecendo a integridade e o pleno desenvolvimento intelectual, emocional e consequentemente socioeconômico das pessoas atendidas pelo programa. 

Dentre as atividades desenvolvidas do programa, haverá curso de formação para um atendimento responsável, abordando:  Ética profissional, Equidade e saúde mental: luta antimanicomial e redução de danos, Letramento racial, Inteligência social e cidadania, Diversidade sexual, gênero, HIV/Aids, Atividades complementares I e II.

A seleção será coordenada pela equipe multidisciplinar do Instituto Caxangá, e destina-se para pessoas que tenham responsabilidade social, e estejam em regularidade com o Conselho Regional de Psicologia (CRP), bem como sejam cadastrados no e-Psi do Conselho Federal de Psicologia, além de outros critérios que constam no edital.

O período de duração das atividades será de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período. O edital não prevê concessão de remuneração ou bolsa. A participação no projeto se constitui como voluntária e sem vínculo empregatício. O resultado da seleção será divulgado pelo site da Caxangá, de acordo com o cronograma previsto no edital.

A Caxangá é uma organização sem fins lucrativos liderada e fundada por mães e mulheres negras. O Instituto se dedica ao enfrentamento às violações em defesa de direitos humanos no Brasil, e na criação de estratégias para construir uma realidade de justiça social com ênfase na equidade e dignidade humana, e participação ativa e politizada de todas as pessoas que compõem a sociedade.

Compartilhar

Deixe um comentário

plugins premium WordPress