Texto: Divulgação
A V Mostra de Cinema Negro de Sâo Félix acontece entre os dias 9 e 10 de outubro, na orla da cidade de São Félix (BA), e vai homenagear a atriz baiana Luciana Souza. Com o tema “A Tela como Espelho”, o evento terá programação gratuita e aberta ao público, com exibições de filmes, rodas de conversa e oficinas.
Com uma trajetória que começou no teatro ainda na década de 1980, Luciana participou da fundação e formação do Bando de Teatro Olodum e ficou conhecida pelo grande público por sua personagem Joana, no filme Ó Paí Ó (2007). Ela integrou ainda o elenco de filmes como Revolta dos Búzios (2018), Bacurau (2019), Na Rédea Curta (2022), Ó Paí Ó 2 (2023), Quando Eu Me Encontrar (2024) e A Matriarca (2025), dentre outros. Por sua atuação no curta-metragem Inabitável (2020), recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Gramado e outros oito prêmios em festivais nacionais e internacionais.
“Quando pensamos nos temas da Mostra e nas personalidades homenageadas, nosso objetivo é aproximar o cinema da experiência do público, refletindo a nossa realidade, mas também abrindo espaço para imaginar outras possibilidades de futuro. Luciana é uma figura marcante, cuja trajetória no cinema e no teatro se conecta com as vivências e histórias do nosso povo”, explica Marvin Pereira, idealizador e coordenador de curadoria da Mostra.
Além de atriz, Luciana é dançarina, arte educadora e pesquisadora. Possui formação em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e é mestra em Educação de Jovens e Adultos com foco nas artes cênicas decoloniais pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A homenagem reconhece e celebra sua contribuição ao cinema brasileiro e à representação sensível e potente do corpo negro nas telas.
A Mostra de Cinema Negro de São Félix é realizada pelo cineasta Marvin Pereira em parceria com Odé Produções e acontece desde 2019. A iniciativa nasceu com a proposta de promover e democratizar o acesso a obras audioviais produzidas por realizadores negros e negras de todo o país, bem como inserir a cidade de São Félix no circuito de cinema nacional.
Durante o período de realização da quinta edição da Mostra, os filmes selecionados também estarão disponíveis na Ubuplay – maior plataforma de streaming gratuita de filmes realizados por pessoas negras, que contém obras de mais de 80 cineastas oriundos de 7 países.
Mais informações sobre a Mostra estão disponíveis no perfil @cinemanegrosf no Instagram.