Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coletivo de cinema de jovens negros do Alto das Pombas, em Salvador (BA), lança campanha de arrecadação para gravar primeiro filme

O documentário do Coletivo CineArte contará a trajetória da GRUMAP – Grupo de Mulheres do Alto das Pombas, organização que atua há mais de 40 anos no território
Imagem: Divulgação

Por Andressa Franco

O Coletivo CineArte da GRUMAP – Grupo de Mulheres do Alto das Pombas está com uma campanha de arrecadação aberta para realizar a gravação do Filme GRUMAP – Projeto: Nossas Histórias Contadas Por Nós. 

O projeto tem como objetivo viabilizar recursos para a produção do primeiro filme do Coletivo, que contará a trajetória da GRUMAP a partir das vozes e narrativas das mulheres e juventudes negras. 

O CineArte nasceu como oficinas de audiovisual integrando o eixo interno da GRUMAP “Formação, Mobilização e Articulação de Crianças, Adolescentes e Juventudes Negras”. Hoje, se constitui como um coletivo da juventude do Alto das Pombas, bairro periférico de Salvador (BA), para pensar, discutir e realizar cinema. A iniciativa tem por objetivo tecer com as juventudes, a partir do audiovisual, um olhar crítico sobre o território, atuando junto ao cinema contra o racismo e pelo Bem Viver. 

Tudo começou com oficinas de fotografia e exibições de filmes no CineArte Comunidade. Filmes como Pantera Negra, Medida Provisória e Mulher Rei foram exibidos em praça pública, e o coletivo passou a realizar diversas atividades como oficinas de roteiro e produção, além de sessões de cinema e rodas de conversa e produções artísticas. Além de atuar na formação profissional em audiovisual dos jovens com a parceria de profissionais negros/as do mercado audiovisual baiano e nacional. 

“Saímos de um momento de assistir e dialogar sobre os filmes, para produzir. Começamos com um processo de oficinas, virando as chaves do Coletivo, e agora é o momento do fazer. É bem importante para o processo da própria GRUMAP, porque tem relação com a trajetória do Grupo a partir das juventudes negras da casa”, explica Luciana Silveira, ativista e educadora da GRUMAP.

Imagem: Divulgação

Em sua atividade mais recente, o CineArte tem explorado o audiovisual com a produção de filmes de um minuto a partir da provocativa: “Quantas histórias contam em um minuto?”. A iniciativa é inspirada no Impulso Cultural Wawa Aba, da Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (MIMB). Dessa experiência, surgiram filmes de um minuto produzidos pelo CineArte, que estão sendo disponibilizados no canal do YouTube da GRUMAP.

A meta da campanha é de R$ 3 mil, e atingiu até agora 12% (R$ 370). A arrecadação vai até o dia 5 de outubro, para doar basta acessar aqui.

GRUMAP

A GRUMAP – Grupo de Mulheres do Alto das Pombas foi criada no dia 8 de Março de 1982. É uma organização política, constituída de mulheres negras, moradoras do Alto das Pombas, bairro periférico de Salvador (BA)

O grupo mantém o ativismo nas questões relacionadas à equidade de raça e gênero para garantia dos direitos sociais para a população negra na implementação do projeto Bem Viver. A GRUMAP, em sua trajetória de 42 anos de existência, vem acumulando experiência no movimento popular negro com princípios que têm mantido a sua legitimidade, autonomia, ética e o seu protagonismo na construção da Educação pelo Bem Viver.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress