Texto: Divulgação
O grupo Conjunto No Terreiro lançou o seu segundo disco, “No Tempo da Balança”, no último dia 26 de abril. O álbum marca um tributo às icônicas figuras da “Turma do Estácio”, cuja história está entrelaçada diretamente à construção das escolas de samba e do samba urbano brasileiro. Em formato digital e em vinil, o projeto visa preservar as características musicais clássicas do samba de terreiro.
O disco é resultado de um trabalho de curadoria que trouxe luz à riqueza dos compositores que frequentavam o Largo do Estácio, no Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do século 20. As faixas levam ao público movimentos sociais e importantes cenários sociais e geográficos para a criação do samba urbano.
O Conjunto No Terreiro é um grupo independente, composto por sambistas de diversos coletivos da cidade de São Paulo, como Terra Brasileira, Terreiro de Mauá, Samba na Feira, Consulado da Portela, Samba do Morro, entre outros. Sua obra promove uma expressão de amor e um tributo aos mestres do Samba de Terreiro, expressão genuína oriunda das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro.
Com uma batucada cheia de cadência, um coro afinado e ótimos arranjos de cordas e metais, o álbum “No Tempo da Balança” conduz o público por meio de composições de grandes nomes do samba, como Ismael Silva, Benedito Lacerda, Bide, Marçal, Noel Rosa, entre outros. O álbum com 15 músicas, está disponível em plataformas de streaming. Para adquirir o projeto em vinil, é só acessar o link.