Por Patrícia Rosa
Um menino negro de 7 anos foi acusado de roubar biscoitos em uma loja de doces na última quinta-feira (22), na cidade de São Paulo(SP). A mãe, Giovanna Oliveira, estava na fila da Loja Magic Doces, após fazer as compras para a festa de aniversário do filho, quando foi abordada por um funcionário que acusou o menino de furtar no estabelecimento. Mesmo após Giovanna apresentar os recibos das compras, o gerente não acreditou na cliente.
Após o ocorrido, Giovanna gravou um vídeo onde relata o ocorrido e o menino aparece assustado, falando à mãe que não tinha cometido o furto.
“Eu estava pagando os doces da festa do meu filho, quando o gerente me abordou no caixa, dizendo que tinha visto, pelas câmeras, meu filho roubando. Meu filho disse o tempo todo que não havia roubado nada. Pedi ao gerente que provasse, ele subiu, olhou as câmeras e depois desceu pedindo desculpas, dizendo que havia se confundido”, relatou a mãe do garoto.
O advogado de defesa, José Luiz de Oliveira Júnior, afirmou ao Portal Uol, que acredita que a responsabilidade pelo ocorrido é do estabelecimento, que contrata funcionários sem os devido treinamento, com menos qualificação, mas que seja um pouco mais agressivo por estarem normalmente em regiões periféricas.
A loja divulgou uma nota padrão afirmando não compactuar com atitudes discriminatórias e preconceituosas. No entanto, negou que tenha sido uma abordagem racista e criticou a mãe da criança pela divulgação do vídeo.