Edital busca fortalecer organizações lideradas por ativistas negros com apoio financeiro de até R$ 50 mil

A chamada contemplará 25 propostas visando combater o racismo e promover a justiça racial

A chamada contemplará 25 propostas visando combater o racismo e promover a justiça racial

Texto: Divulgação

O Fundo Brasil, em colaboração com a Warner Music Group/Blavatnik Family Foundation Social Justice Fund (WMG/BFFSJF) e a Fundação Ford, anunciou o lançamento do edital “Enfrentando o Racismo a partir da Base”. A iniciativa tem como objetivo fortalecer institucionalmente grupos liderados por ativistas negros, proporcionando os recursos necessários para promover a justiça racial e defender os direitos da população negra no Brasil. Com um período de submissão de propostas que sucede até 25 de março, às 18h (horário de Brasília), a ação visa apoiar 25 organizações com um valor de até R$50.000,00 cada. 

Em um contexto em que o racismo continua a ser um elemento central nas relações sociais e materiais no Brasil, o edital busca também enfrentar as ameaças advindas da ascensão de uma agenda política autoritária e extremista. 

A ação também é destinada a recursos específicos para organizações que atuam no debate sobre racismo em meios digitais, reconhecendo a importância de abordar as formas contemporâneas de discriminação racial presentes nas plataformas online.

Para concorrer ao edital, grupos, coletivos e organizações brasileiras sem fins lucrativos podem submeter suas propostas pelo Portal de Projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos. É importante destacar que serão priorizadas organizações que tenham maioria de pessoas negras em sua liderança e composição, assim como aquelas que demonstram vínculos com as comunidades afetadas pelo seu trabalho proposto.

Os resultados do edital serão divulgados a partir do dia 21 de março, e todas as propostas devem ser enviadas dentro do prazo estabelecido, sem possibilidade de prorrogação.

Leia  mais:

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *