Texto: Divulgação
Um edital com o objetivo de selecionar cinco mulheres para vivenciarem uma experiência de descanso, reconexão e fortalecimento emocional: esse é o “Descansa Nêga: pelo Bem Viver de mulheres negras”. As inscrições estão abertas até o dia 7 de outubro, às 20h. O projeto visa oferecer uma viagem dentro do território brasileiro, cujo destino será escolhido por cada mulher selecionada.
A ação é uma realização do Fundo Agbara e busca promover saúde mental e lazer, reconhecendo que mulheres negras estão historicamente sobrecarregadas, com menores salários e mais horas dedicadas ao trabalho não remunerado.
Cada selecionada poderá levar uma pessoa acompanhante. Entre os critérios de participação estão: ser mulher negra ou afro-indígena, ter mais de 18 anos, não possuir vínculo direto com membros da organização do Fundo Agbara e não ocupar cargos eletivos ou executivos na gestão pública. Terão prioridade mulheres LBTQIAP+, mães solo, mães com mais de três filhos, pessoas vivendo com HIV, egressas do sistema prisional, mulheres 50+ e quilombolas.
As inscrições podem ser feitas por meio do link. No formulário, deve ser anexado um vídeo de até 2 minutos, no qual a candidata explique por que deve ser selecionada.
O resultado final será divulgado no dia 7 de novembro de 2025, nas redes sociais do Fundo Agbara e enviado para o e-mail cadastrado. As selecionadas terão garantidos passagem, hospedagem e alimentação. Todos os custos não poderão ultrapassar o valor total de R$ 9 mil por participante.
Para mais informações, é necessário acessar o edital completo do projeto.