Encontro mobiliza comunicadoras negras da Paraíba para discutir Reparação e Bem Viver rumo à Marcha das Mulheres Negras 2025

O evento acontece no dia 31 de maio e visa ampliar o debate com as mulheres negras da comunicação, em mobilização sobre a marcha das mulheres negras
Imagem: Divulgação

Texto: Divulgação

Com o objetivo de mobilizar comunicadoras negras do estado da Paraíba para a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que vai acontecer no dia 25 de novembro, em Brasília (DF), a Abayomi Coletiva De Mulheres Negras realiza no próximo dia 31 de maio o Oro Dudu: Encontro de Comunicadoras Negras da Paraíba por Reparação e Bem Viver.

O encontro acontece no Centro Cultural Piollin, na cidade de João Pessoa, e começa a partir das 08h30. A programação conta com um café da manhã entre as comunicadoras e, em seguida, uma roda de conversa para apresentar o contexto da Marcha das Mulheres Negras na Paraíba e no mundo. O evento também propõe discutir qual o papel das comunicadoras negras e o que elas têm a ver com a Marcha, que tem a projeção de levar 1 milhão de mulheres negras para a capital do país.

“A gente entende que a comunicação é uma forte estratégia de mobilização para a Marcha. Não apenas um instrumento de divulgação, mas uma estratégia de fortalecimento e potencialização que ninguém mais que as mulheres negras utilizam com maestria. Não é de agora que a gente utiliza a comunicação como estratégia de enfrentamento, acolhimento, cuidado coletivo,e união”, explica Thais Vital, coordenadora de comunicação da Abayomi. Ela também destaca a relevância do evento para expandir o diálogo com as comunicadoras negras da Paraíba, para construção de uma nova forma de fazer comunicação, pelo olhar e realidade da população negra do estado.

“Na Paraíba não existe uma mídia negra. Chegou a hora de alcançarmos essas mulheres e juntas fortalecermos não somente a mobilização para a Marcha, mas principalmente nos fortalecendo enquanto profissionais negras que têm forte potencial para criar uma nova forma de pensar o fazer comunicação dentro do estado da Paraíba”, ressalta.

A Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que também tem sido chamada de 2ª Marcha Nacional de Mulheres Negras, vem sendo articulada nos 27 estados da federação, e será um marco na luta pela garantia de direitos das mulheres negras no Brasil. 

Na Paraíba, o Comitê Impulsor da Marcha foi instaurado no dia 21 de março de 2024 e conta com organizações de mulheres negras de cerca de 15 municípios. Em 2015, cerca de 100 mil mulheres negras de todo o país estavam nas ruas de Brasília. Este ano, a meta é levar 1.500 paraibanas negras para marchar por Reparação e Bem Viver. 

As inscrições estão abertas para as mulheres negras de toda e qualquer área da comunicação, sejam profissionais ou estudantes, bem como as comunicadoras populares. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário através deste link.

Serviço: 

Quando: 31 de maio de 2025, às 08:30

Onde: Centro Cultural Piollin – R. Prof. Sizenando Costa, s.n – Baixo Roger, João Pessoa – PB

Inscrições: https://forms.gle/tvEURLjAQ5avUQpM9

Compartilhar:

plugins premium WordPress