Por: Késsia Carolaine
O Instituto Marielle Franco está com inscrições abertas para a nova edição da Escola Marielle de Comunicação: narra o futuro, que será voltada para a formação de jovens comunicadores negros e negras, que atuam ou querem atuar com comunicação de impacto, causa e/ou política. Realizado em parceria com a Narra, o curso é gratuito e acontecerá presencialmente no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) do dia 25 de julho até 10 de outubro.
As formações irão abordar temáticas como comunicação estratégica, storytelling, redes sociais, audiovisual, fotografia, identidade visual, imprensa, inteligência artificial e captação de recursos. A iniciativa pretende formar comunicadores com metodologia dividida em dois módulos: teoria (de julho a setembro) e prática (setembro e outubro), além de oferecer mentorias coletivas com realização de campanhas como as que estão ligadas à Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver.
Para que seja elegível à inscrição, o indivíduo deve atender aos critérios exigidos no edital como: ser uma pessoa negra; ter entre 18 e 35 anos, residir e/ou atuar nas periferias na região metropolitana do Rio de Janeiro e ter disponibilidade para estar nas aulas presenciais no módulo teórico e nas mentorias online do módulo prático. Para mais informações acesse o edital aqui.
Por ser reconhecido como um curso de extensão da UFRJ, os participantes que estiverem nos critérios de presença e participação da iniciativa vão receber certificados no fim do curso. Os alunos também vão receber auxílio-transporte, alimentação no local e materiais pedagógicos. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de junho, pelo site da Escola Marielle ou através das redes sociais das organizações.