Espetáculo que celebra e retrata a vida da escritora Carolina de Jesus estreia em Salvador

 A peça "Eu Amarelo: Carolina de Jesus" é dirigida por Isaac Bernat e protagonizado pela atriz Cyda Moreno, e mergulha no legado da escritora mineira

 A peça “Eu Amarelo: Carolina de Jesus” é dirigida por Isaac Bernat e protagonizado pela atriz Cyda Moreno, e mergulha no legado da escritora mineira

Texto: Divulgação

Imagem: Edu Monteiro

O espetáculo “Eu Amarelo: Carolina de Jesus” estreia na Caixa Cultural de Salvador (BA) no próximo dia 22 de março. A peça é baseada na obra “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”, da escritora mineira Carolina Maria de Jesus, e marca os 110 anos de nascimento da autora, que acontece nesta quinta-feira (14).

Com direção de Isaac Bernat e assinada pelo dramaturgo Elissandro de Aquino, a peça segue em cartaz nos finais de semana e no feriado, até o dia sete de abril, às 20 horas. O espetáculo retrata três momentos cruciais da trajetória da mineira, como seu cotidiano na favela, que resultou nos diários, a ascensão literária, que a tornou um fenômeno editorial de vendas, e por último, seu esquecimento total. 

A proposta da apresentação é também evidenciar as inquietudes sociais e as experiências emocionais de quem vive na escassez, e apresentar fragmentos do amplo legado da escritora como “Diário de Bitita” e “Casa de Alvenaria”, além de pesquisa biográfica e provérbios.

A atriz e produtora cultural Cyda Moreno é quem dá vida à personagem Carolina. Para Cyda, a escritora conseguiu extrair a poesia das inúmeras dificuldades e de seu talento único. “Carolina extraiu poesia e lirismo para fazer ressoar as misérias do povo da favela. Sua literatura, repleta de erros de grafia, é peculiar, recheada de palavras rebuscadas e profundas que refletem as inúmeras fomes do nosso povo por espaço, dignidade, reconhecimento, oportunidades e respeito à nossa identidade.”

Além do espetáculo, o público terá a oportunidade de participar de bate-papos. No primeiro, dia 22/03, haverá a presença de Cyda Moreno, Isaac Bernat e Elissandro Aquino. No dia 23/03, os convidados serão Vanda Machado e Isaac Bernat. O diretor ministrará uma oficina presencial e gratuita intitulada “Olhar do griot e o ofício do ator”, nos dias 23 e 24, das 09h às 13 horas.

Carolina Maria de Jesus é mineira e nasceu na cidade de Sacramento (MG) em 14 de março de 1914. Na juventude, no ano de 1937, a jovem Carolina se mudou para São Paulo (SP) e morou por um tempo na favela de Canindé, onde trabalhou como trabalhadora doméstica e catadora de material reciclável. Na escrita, Carolina registrava suas memórias, seu cotidiano e marcava história.

Serviço

O que: Espetáculo Eu amarelo: Carolina Maria de Jesus

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57 – Centro 

Datas: 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de março e 5, 6 e 7 de abril, às 20 horas

Classificação indicativa: livre 

Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)

Acesso para pessoas com deficiência

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *