Feira de São Joaquim é homenageada em aniversário de 60 anos pelo Zumví Arquivo Afro Fotográfico

Projeção de fotografias históricas será realizada em frente à Feira de São Joaquim no dia 05 de setembro para destacar a importância cultural do local

Texto: Divulgação

O Zumví Arquivo Afro Fotográfico promove uma homenagem à Feira de São Joaquim em Salvador, que completa 60 anos, com uma projeção de fotografias na próxima quinta-feira (5), às 19h. O evento acontecerá em frente à feira, reunindo imagens capturadas ao longo das décadas por fotógrafos como Lázaro Roberto, Helen Salomão, Hugo Martins, Adenor Gondim, Arlete Soares, e Marcelo Reis, além de fotografias históricas de Pierre Verger que retratam a antiga feira de Água de Meninos.

A iniciativa visa destacar a relevância da Feira de São Joaquim, um espaço categórico para a alimentação, religião e economia, especialmente para a população negra de Salvador. A curadoria das imagens foi feita com foco na pluralidade de olhares, priorizando trabalhos de fotógrafos negros que documentaram as transformações e a vida cotidiana no local.

Além da projeção, outras atividades serão realizadas entre os dias 03 e 08 de setembro na própria Feira de São Joaquim. Entre elas, um mural de fotografias será montado na parede do antigo sindicato dos Arrumadores, televisões espalhadas pelo mercado exibirão edições de imagens das pessoas e do ambiente, e uma instalação com fotografias de Lázaro Roberto será apresentada na Galeria de Vick Muniz, localizada no box B23.

Lázaro Roberto, fundador do Zumví Arquivo Afro Fotográfico, explica que a ideia é devolver as imagens para a comunidade da feira, permitindo que os feirantes se reconheçam nas fotografias e, no caso do mural, possam levar suas próprias imagens para casa. 

As ações fazem parte do Projeto 60 anos entre Água de Meninos e São Joaquim: Olhares Negros, financiado pelo edital Territórios Criativos, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura.

Acesse a programação completa do evento e outras informações sobre os fotógrafos envolvidos nas plataformas digitais da instituição.

Compartilhar

Deixe um comentário

plugins premium WordPress