Texto: Divulgação
Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras, realizado na Bahia. Com o tema “O alçar voo do ventre de quem sabe que veio dos caminhos matricêntricos”, o evento recebe propostas de espetáculos de todo o país.
Podem se inscrever companhias, coletivos, produtoras e artistas independentes. Entre os critérios exigidos estão: mínimo de dois anos de atuação comprovada, elenco formado exclusivamente por mulheres negras (cis ou trans), protagonismo feminino negro e duração mínima de 40 minutos. As inscrições são gratuitas e seguem até o próximo sábado (31), via formulário ou redes sociais (@festivaliyas).
São aceitas montagens de diversas linguagens, como teatro, dança e performance. Até dez obras serão selecionadas, e cada proposta escolhida deverá oferecer uma oficina de duas horas, aberta ao público e estudantes da rede pública.
O evento pretende valorizar a estética, a trajetória e a pluralidade das expressões culturais protagonizadas por mulheres negras. A programação também contará com três mesas de debate e um bate-papo, visando incentivar o intercâmbio de vivências artísticas, sociais e acadêmicas.
O festival acontecerá de 18 a 26 de julho em Salvador (BA), com atividades no Espaço Cultural da Barroquinha, Espaço Xisto Bahia, Teatro Gregório de Mattos, Café-Teatro Nilda Spencer e escolas da capital.
Contemplado pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e financiado pelo Governo do Estado, o ÌYÁ’S propõe uma imersão criativa que une ancestralidade, maternagem e futuro. A edição também celebra o mês da Mulher Negra Latino-Americana, Caribenha e Africana.