A sexta edição do evento acontece de forma gratuita entre os dias 19 a 22 de outubro

Texto: Divulgação

O Fórum Negro de Arte e Cultura – FNAC, na sua 6ª edição, acontece de 19 a 22 de outubro na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o tema Ibejiró: Arte e Cultura das Infâncias abordando as estéticas negras no universos das infâncias, inspirado poeticamente na divindade ibeji, do panteão mitológico e ancestral da cultura Iorubá. As inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, pelo formulário.

Na busca para evidenciar epistemes, práxis artísticas, pedagógicas e políticas públicas desenvolvidas por universidades, coletivos artísticos, instituições e agentes da sociedade civil que promovam a infância negrorreferenciada, o FNAC propõe debates em torno da infância negra e estratégias antirracistas para transformação dos currículos, produção de saberes e práticas dos cursos de Arte e suas perspectivas político-culturais na universidade. Como a universidade vem contribuindo para reflexões em torno dessas temáticas?

Para a Profª Drª Evani Tavares, “o Fórum Negro De Arte E Cultura – FNAC, que acontece na UFBA desde 2017, busca ser um espaço propositivo e de discussão sobre a necessidade da UFBA, particularmente, nossas escolas de artes e humanidades, diversificar os referenciais teóricos e metodológicos dos currículos e suas práticas de modo contemplar as culturas negras e indígenas.”

O FNAC apresenta pesquisas, produções artístico-culturais e ações efetivas e qualificadas de conteúdos e teorias fundadas no universo e cosmovisão das culturas negras. Mais informações através do Instagram do FNAC.