Por Catiane Pereira*
O governo do Piauí foi alvo de críticas após divulgar uma campanha institucional que mostra dois jovens negros furtando o celular de um homem branco. O vídeo fazia parte da divulgação do programa “Meu Celular de Volta”, iniciativa da Secretaria de Segurança Pública para rastrear e recuperar aparelhos roubados no estado.
A propaganda foi publicada no dia 12 de outubro nas redes sociais do governador Rafael Fonteles (PT), mas foi retirada do ar após a repercussão negativa. Na legenda original, Fonteles afirmava que o programa usa tecnologia para facilitar a vida da população.
Na peça, um homem branco ouve música na rua quando tem o celular levado por dois rapazes negros. Em seguida, policiais localizam e devolvem o aparelho, encerrando a narrativa com a prisão dos jovens.
Internautas e especialistas criticaram o vídeo por associar pessoas negras à criminalidade, reforçando estereótipos racistas. A Secretaria de Comunicação do Piauí (Secom) negou qualquer conotação racista. Em nota veiculada por veículos de imprensa, disse que os atores negros são influenciadores digitais piauienses reconhecidos por produzir conteúdo de humor e que a campanha foi inspirada no filme local “Ai Que Vida”, dirigido por Cícero Filho, responsável também pela peça publicitária.
Após as críticas, o governo anunciou que o conteúdo não seria mais veiculado. “Como o intuito nunca foi gerar polêmica nem reforçar estereótipos, em respeito às pessoas que o consideraram inapropriado, o vídeo foi retirado”, disse a Secom.
*Com informações de UOL e Poder360