Por Patrícia Rosa
Breno Fernandes Silva, de 23 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato da jovem trans Daniele Miranda Alves, morta a tiros após sair de um baile funk, no último sábado (13), no bairro do Capão Redondo, em São Paulo (SP).
O momento foi captado por uma câmera de segurança da região, que mostrou o momento em que Daniele e uma amiga discutem com um grupo de homens. Em meio à briga, elas são agredidas com socos, chutes e puxões de cabelo. Noutro momento da gravação, elas aparecem seguindo a pé e são perseguidas por um carro. Ao passar pelas jovens, um dos ocupantes do carro dispara contra a vítima, que ainda consegue caminhar até o estacionamento, mas não resiste e cai ferida no chão. Daniele morreu no local, a amiga da vítima conseguiu correr e não foi atingida. O caso foi registrado no 47º Distrito Policial de Capão Redondo.
Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2023 indicam que o Brasil registrou 145 mortes de pessoas trans. São Paulo foi o estado com maior número de casos, com 19 crimes registrados.