Homem negro é morto a tiros durante ação policial, na Estrada das Barreiras, em Salvador (BA)

Jadson dos Santos Neves, de 31 anos, foi assassinado com sete tiros. Familiares relatam que não houve troca de tiros, e que a polícia invadiu a comunidade atirando.
Imagem: Informe Baiano

Por Patrícia Rosa

Mais um homem negro foi morto em uma ação policial, em Salvador (BA). Jadson dos Santos Neves, de 31 anos, foi assassinado com sete tiros na região da Estrada das Barreiras, na última quarta-feira (28). De acordo com familiares, a abordagem ocorreu logo após Jadson sair da casa da mãe, no início da noite. Ele trabalhava em um lava jato e havia deixado o expediente momentos antes.

A irmã da vítima, Jaqueline, nega que houve troca de tiros na região, e relatou à reportagem da TV Bahia que a polícia invadiu a comunidade atirando. “Deram sete tiros no meu irmão, nas costas, na perna e no peito. Nós queremos uma resposta. Não houve troca de tiro alguma, meu irmão dizendo ‘eu sou morador’, pedindo ajuda e eles não deixaram, pegaram ele e colocaram dentro de uma mala, rasgaram o fardamento do meu irmão”, desabafou a jovem de 25 anos.

O caso está sob investigação da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM). Segundo a Polícia Civil, uma guarnição estava em ronda na localidade da Vila Moisés, quando um grupo de homens disparou contra os policiais. “Houve confronto e Jadson foi atingido, sendo socorrido para unidade de saúde. Porções de maconha, haxixe, cocaína, crack e uma pistola foram apresentadas na unidade especializada pelos militares”, diz a nota.

Ao ser questionada, a Polícia Militar declarou que tomou conhecimento das acusações que resultaram na morte do jovem nesta sexta-feira (30), e se colocou à disposição da comunidade para recepcionar as denúncias.

Na noite da última quinta-feira (29), familiares e amigos de Jadson realizaram um protesto na região da Estrada das Barreiras, exigindo justiça. 

Durante a gravação da reportagem, um irmão da vítima se emociouu ao lembrar da Chacina do Cabula, quando a Polícia Militar da Bahia – também na Estrada das Barreiras – matou 12 jovens negros com 88 tiros, caso que completou 10 anos em fevereiro. Dados do Atlas da Violência 2025 apontam que a Bahia lidera o número de homicídios no Brasil, foram 6.616 óbitos registrados, dos quais 6.088 eram de pessoas negras. 

Compartilhar:

plugins premium WordPress