Homenagens marcam 6 anos do assassinato político de Marielle Franco e Anderson Gomes no Rio de Janeiro

Festival Março, realizado pelo Instituto Marielle Franco, será composto por performances artísticas, oficinas de bordado, exposições de arte e recreação infantil. Também no Rio, o Cinema Nosso vai homenagear a política com exibição gratuita do filme "Sementes: Mulheres Negras no Poder"

Festival Março, realizado pelo Instituto Marielle Franco, será composto por performances artísticas, oficinas de bordado, exposições de arte e recreação infantil. Também no Rio, o Cinema Nosso vai homenagear a política com exibição gratuita do filme “Sementes: Mulheres Negras no Poder”

Texto: Divulgação

Imagem: Mídia Ninja

Para honrar as memórias de Marielle Franco e Anderson Gomes, assassinados no Rio de Janeiro, em 14 de março de 2018, e manter viva a luta pelos direitos humanos e contra o racismo, o Instituto Marielle Franco organiza o Festival Março em homenagem aos dois, um evento gratuito. O Festival ocorre na próxima quinta-feira (14), quando o crime completa 06 anos, das 17h às 22h, na Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, com atividades e performances artísticas. 

Entre os artistas confirmados estão as cantoras Urias e Ebony. Além disso, o evento contará com oficinas de bordado, exposições de arte no Museu do Amanhã em homenagem a Marielle, recreação infantil no Museu de Arte do Rio e o Espaço das Sementes, oferecendo um ambiente de reflexão e celebração para toda a família.

Lígia Batista, diretora-executiva do Instituto Marielle Franco, destaca a importância do evento como uma oportunidade para cobrar das autoridades respostas sobre os assassinatos e manter vivo o legado da vereadora. “A sociedade brasileira precisa mostrar ao mundo que repudia esse crime bárbaro e qualquer forma de violência política baseada em gênero e raça”, afirma Batista. “Nosso grito por justiça por Marielle e Anderson continua ecoando, e este evento é uma manifestação poderosa desse compromisso contínuo.”

Durante o festival, haverá também reuniões com autoridades responsáveis para garantir que o caso continue a ser investigado de maneira transparente e eficaz. O Comitê Justiça por Marielle e Anderson, composto pelo Instituto Marielle Franco, por Mônica Benício, Agatha Reis, e organizações como Justiça Global, Terra de Direitos, Coalizão Negra por Direitos e Anistia Internacional, estará presente para garantir que as vozes das vítimas não sejam silenciadas.

Os serviços do evento incluem também uma missa na Igreja Nossa Senhora do Parto, um ato por justiça seguido por uma marcha até a Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Cinema Nosso homenageia Marielle Franco com exibição gratuita do filme “Sementes: Mulheres Negras no Poder”

No mês de março, período da conscientização contra todo e qualquer tipo de racismo, a instituição sociocultural Cinema Nosso realiza uma série de eventos especiais e gratuitos como parte da 8ª Campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo. Uma das iniciativas é o Cine Debate especial em homenagem à Marielle Franco, com a exibição gratuita do filme “Sementes: Mulheres Negras no Poder”, obra dirigida por Éthel Oliveira e Júlia Mariano. O evento ocorre na próxima quinta-feira (14), às 18h30, no centro do Rio de Janeiro, rua do Rezende, nº 80.

Além da exibição do filme, o público poderá assistir ao primeiro episódio da série “Sob Traçantes”, uma produção de Luís Lomenha que narra a história dos familiares de Marielle Franco.

A sessão será aberta ao público, com especial prioridade para mulheres negras, trans, indígenas e/ou refugiadas, grupos que historicamente enfrentam múltiplas formas de discriminação e violência.Para participar, é necessário realizar inscrição prévia nesta terça-feira (13), através do formulário online. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail, e os critérios de seleção enfatizam a abertura ao público, mas com prioridade clara para os grupos mencionados.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *